19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 15:03 - A | A

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 15h:03 - A | A

COP-27

Mauro critica países que apontam dedo para agronegócio, mas não cumprem acordos

Mauro destacou que Mato Grosso é maior produtor do Brasil e preserva 62% do território. Enquanto, Califórnia (26%) e Hubei/China 11%

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), apontou nesta segunda-feira (07.11), em discurso ácido, a diferença entre o Brasil e outros países também produtores de alimentos. Os dados apresentados confirmam também a preservação do território brasileiro em relação aos demais produtores.

Segundo Mauro, os EUA, China, Brasil, Rússia e Índia são os cinco países que mais produzem alimentos em todo mundo. Destes, Mauro apontou Mato Grosso como maior produtor de alimentos do Brasil, a Califórnia como o maior produtor americano e na China a província de Hubei.

“É importante dizer que nós em Mato Grosso somos o maior produtor e preservamos 62% do nosso território, a Califórnia – que é o maior produtor americano de alimentos – tem 26% do seu território preservado, na China, província de Hubei, 11% é preservado. Na Russia e na índia não diferente, muito abaixo daquilo que fazemos. Então, o mundo, ao invés de nos criticar, ao invés de ficar propondo embargos como alguns líderes internacionais já propuseram, temos que nos dar as mãos, porque conter o aquecimento global é algo que interessa a nós mato-grossenses”, declarou Mendes, durante lançamento da 1ª Ferrovia Estadual, em Rondonópolis. 

Conter o aquecimento global é algo que interessa a nós mato-grossenses

Em um tom mais crítico, o governador - que participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheikh no Egito, a partir de quarta-feira (09.11) até 20 de novembro de 2022 - afirmou que acordos feitos em Conferências anteriores não foram cumpridos.

“Grande parte desses países precisam cumprir os acordos internacionais que eles estabeleceram nas diversas Conferências, e, que a maioria não foi cumprido e fica apontando dedo para o Brasil, para Mato Grosso e para o nosso agronegócio”, destacou.

Leia também: Moradores próximos à 13ª Brigada não aguentam lentidão no trânsito, fedor de urina e carros na calçada

Segundo Mauro, em Sharm El Sheikh, vai defender a verdade, bem como, reiterou que o Brasil é o país com as leis mais severas tanto para preservação, como para o combate aos que praticam atividade ilegal.

“Lamentavelmente, ao longo de décadas o Brasil foi muito bombardeado injustamente por uma parte da mídia (inter)nacional por uma parte das Ongs. O Brasil é um país com uma das mais rigorosas leis ambientais do planeta, um país que pega seu principal bioma, que é a Floresta Amazônica, e escreve num normativo legal, que 80% deve ser preservado. É claro, que há pessoas que praticam a atividade ilegal, mas nosso Governo combate essas atividades ilegais, para defender a nossa imagem”, disse o governador.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760