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Política Domingo, 01 de Janeiro de 2023, 09:00 - A | A

Domingo, 01 de Janeiro de 2023, 09h:00 - A | A

Lá vem o trem!

Mato Grosso faz história ao construir a primeira ferrovia estadual do Brasil. Obras irão gerar 186 mil empregos

Até 2030, a ferrovia irá conectar Cuiabá a Lucas do Rio Verde

Revista Mato Grosso do Futuro

A primeira Ferrovia Estadual do Brasil será em Mato Grosso e as obras começaram em novembro de 2022. O projeto prevê a construção de 730 quilômetros de trilhos em dois ramais, ligando os seguintes municípios: Rondonópolis - Cuiabá - Nova Mutum - Lucas do Rio Verde. Os trilhos da nova ferrovia irão conectar a capital mato-grossense e o norte do Estado à malha nacional, transportando a produção dessas regiões ao Porto de Santos.

A previsão é de que sejam investidos R$ 11 bilhões na construção, que vai gerar 186 mil empregos diretos e impactar a economia de 27 municípios que estão na margem do traçado.

Além da produção agropecuária, a ferrovia será importante para o transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo com dados apresentados pela Rumo S.A, empresa responsável pela execução da obra, a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária de Mato Grosso.

Durante coletiva de imprensa no lançamento da obra, no dia 7/11 em Rondonópolis, o governador Mauro Mendes (UB) afirmou que o projeto irá desafogar as rodovias e colaborar para o desenvolvimento logístico do Estado.

“A BR-163 é hoje um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, disse Mauro.

Beto Abreu, diretor da Rumo, destacou que as obras começaram pela construção do primeiro viaduto sobre a BR-163. “Esta primeira ação é fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”, explicou. 

A ferrovia vai “encurtar” a distância entre MT e o Porto de Santos, que fica a 1.400 quilômetros de Rondonópolis.  Até 2030, a ferrovia irá conectar Cuiabá a Lucas do Rio Verde.

Crédito: Sinfra

Ferrovia de MT

 

Dois trens de 120 vagões que deixem MT rumo a Santos retiram o equivalente a 700 caminhões das estradas.

Para que a obra saísse do papel, o governo estadual criou uma legislação que permitiu que a Rumo pudesse construir e operar a ferrovia

 

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