Como parte da estratégia para conter despesas, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou a abertura de um processo seletivo com cerca de 3 mil vagas para contratação direta de servidores municipais. Segundo ele, a medida visa reduzir a dependência de empresas terceirizadas e gerar economia para os cofres públicos.
“Vamos ter um grande processo seletivo, acho que mais de 3 mil vagas devem ser abertas para contratação direta pelo município, saindo das empresas terceirizadas e reduzindo os custos”, afirmou o prefeito, durante apresentação do balanço dos primeiros 100 dias de gestão.
Entre as medidas adotadas para conter gastos estão, a renegociação de dívidas e contratos, viabilizadas pelo decreto de calamidade financeira vigente até 1º de julho. Um dos exemplos citados por Abilio foi o corte no número de contratos de locação de veículos, que caiu de 42 para 18.
Leia também- Carro fumacê percorre 46 bairros de VG a partir desta segunda-feira (14)
O prefeito também afirmou que um dos próximos seletivos será para o cargo de "Cuidador de Aluno com Deficiência (CAD)", atualmente exercido por trabalhadores contratados por empresas terceirizadas.
A contratação dos CADs gerou polêmica no início da gestão, com vereadores cobrando fiscalização sobre a empresa responsável, que estaria pagando cerca de R$ 1.200 aos profissionais. O contrato emergencial de R$ 77,6 milhões com a empresa Costa Oeste foi firmado após a Prefeitura romper com a Conviva Serviços de Gestão.
Conforme Brunini, a contratação direta reduz custos, já que os valores pagos às terceirizadas costumam ser superiores ao salário líquido dos profissionais contratados. “É uma percepção nossa que a contratação direta é mais econômica”, reforçou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).