O ex-secretário de Educação do Estado, Marco Marrafon (Cidadania), deve assumir a vaga de deputado federal no lugar de Neri Geller (PP), que teve o diploma cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na última terça-feira (23.08), o por unanimidade, o TSE cassou o diploma do mandato de Neri Geller e declarou inelegibilidade dele por 8 anos. O relator do processo, o ministro Mauro Campbell, entendeu que a investigação do Ministério Público Eleitoral indicou que houve “triangulação” da arrecadação de recursos durante a campanha eleitoral em 2018.
Leia Mais - TSE cassa mandato de Neri Geller; deputado diz que foi injustiçado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) marcou para esta sexta-feira (26.08) o processo de recontagem dos votos para definir quem ficará com vaga de Geller na Câmara Federal. Neste sentido, o realizou a recontagem dos votos no qual apontam que Marco Marrafon de assumir a vaga.
Em 2018, para o cargo de deputado federal a Coligação formada pelos partidos PRB / PP / PTB / PT / PMN /Podemos / PROS / PR obteve um total de 535.432 votos, tendo eleito quatro deputados: Neri Geller; Emanuelzinho; Rosa Neide Sandes e José Medeiros. Porém, com a exclusão de Geller [73.072 votos], a citada coligação passa a ter um total 462.360 votos. A média da Coligação [valor total de votos/dividido pelo número de eleitos +1] fica em 115.590.
A Coligação formada pelo DEM / PDT / PSD / MDB / PMB obteve um total de 337.745 votos, tendo eleito dois deputados: Carlos Bezerra e Juarez Costa. A média da Coligação [conforme cálculo já citada acima] é de 112.581.
A Coligação formada por PSDB / PPS / PSB /Solidariedade conseguiu 244.618 votos tendo eleito apenas Dr Leonardo para Câmara Federal. A média final de votos foi de 122.309.
A Coligação formada por PSL / Patriotas / PRP obteve um total de 220.257 votos, sendo eleito Nelson Barbudo, cuja média final é de 110.128.
Conforme o cálculo do , a maior média final de votos, com exclusão daqueles obitos Geller, é da Coligação formada por PSDB / PPS / PSB /Solidariedade. Desta forma, o primeiro suplente dela terá o direito de assumir a vaga, que no caso é o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB) que obteve em 2018 um total de 27.044 votos.
Em uma eventual desistência de Masson, até pelo fato de ser prefeito, a vaga fica para o segundo suplente: Marco Marrafon que em 2018 um total de 27.022 votos.
Lembrando que após ser feito o processo recontagem dos votos, o TRE/MT deverá encaminhar ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para que o nome homologado como novo deputado federal possa assumir suas funções no Congresso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).