A nova rodada da pesquisa eleitoral para aferição da preferência do eleitor em relação aos candidatos à Presidência da República, divulgada pelo Datafolha no início da noite desta quinta-feira (28.07) mostra um cenário muito favorável ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um percentual de 47% das intenções de voto, enquanto o seu principal concorrente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 29%.
A coleta dos dados aconteceu entre os dias 27 e 28 de julho, segundo instituto. Foram ouvidas 2.566 pessoas presencialmente e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. Segundo os números levantados na modalidade estimulada (quando o pesquisador cita o nome do candidato), com todos os pré-candidatos, são os seguintes:
• Lula (PT): 47%
• Bolsonaro (PL): 29%
• Ciro Gomes (PDT): 8%
• Simone Tebet (MDB): 2%
• André Janones (Avante): 1%
• Pablo Marçal (Pros): 1%
• Branco/nulo: 6%%
• Não sabem: 3%
Veja ainda: Fagundes diz que Neri não tem mais espaço e acredita em possível candidatura isolada do PSB
Segundo a pesquisa, Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), General Santos Cruz (Podemos) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.
De acordo com o levantamento do Datafolha, Jair Bolsonaro teve crescimento expressivo entre as mulheres, de seis pontos percentuais, chegando a 27%, mas Lula continua a frente, com 46%. Entre os homens, o petista cresce quatro pontos e tem 48%, enquanto o atual presidente tem 32%.
Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, Jair Bolsonaro cresceu três pontos percentuais e tem 23%. Nesse extrato da população, Lula tem 54%. No levantamento divulgado em junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu como favorito, com 47% das intenções de voto no primeiro turno.
O DataFolha detalha que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 28%. Na ocasião, foram ouvidas 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho, em 181 cidades brasileiras, e a margem de erro era de dois pontos percentuais.
Datafolha pesquisa os jovens - Para o eleitor juvenil, Lula é o candidato preferido, entre os que habitam as capitais estaduais do país para a eleição presidencial deste ano. De acordo com o resultado, o petista tem 51% das intenções de voto entre os entrevistados, contra apenas 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 12%.
A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa entrevistou pessoas de 16 a 29 anos de 12 capitais do Brasil, entre os dias 20 e 21 de julho. Foram ouvidos 935 jovens em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).