O pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quarta-feira (27.07) que se eleito pretende retomar o programa Bolsa Família [substituído pelo Auxílio Brasil em 2021], no valor de R$ 600, e também o Minha Casa, Minha Vida [que foi substituído em 2021 pelo Casa Verde e Amarela]. A declaração ocorreu em entrevista ao portal UOL.
Segundo o petista, o Bolsa Família permaneceu por 18 anos e tinha condicionantes, como manter as crianças na escola, tomar todas vacinas, e que mudar o nome para Auxílio Brasil foi uma “bobagem” do atual presidente e o pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
“A mulher que recebia o cartão [Bolsa Família], ela tinha que colocar o filho na escola, tinha que tomar vacina, tinha que fazer exame e dar vacina nas crianças. Era uma coisa quase que perfeita. Simplesmente mudar de nome foi uma bobagem. Nós vamos retomar o Bolsa Família a R$ 600, obviamente que você tem que levar em conta os números de pessoas por família, não tem que ser igual para todo mundo”, declarou Lula.
Sobre a recriação do Minha Casa, Minha Vida, o pré-candidato disse que o programa foi “o mais importante programa habitacional feito nesse país”, e que ele pode ser aperfeiçoado e não simplesmente encerrado como foi na atual gestão [e substituído Casa Verde e Amarela].
“Simplesmente acabou isso e inventaram uma tal de Casa Verde e Amarela quando o povo tem que ter liberdade de escolher a cor que quiser na sua casa”, destacou o petista.
Ele ainda revelou que pretende desmembrar o atual Ministério da Economia para retomar os ministérios do Planejamento e da Fazenda.
“Obviamente que um Brasil do tamanho do Brasil não pode deixar de ter um Ministério do Planejamento. Esse país tem que ser planejado a curto, médio e longo prazo. Esse país tem que ter uma prateleira de projetos feitos pelo ministério do Planejamento”, disse Lula.
Leia Também - MDB, PSDB e Cidadania oficializam candidatura de Tebet à Presidência
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).