03 de Novembro de 2024
03 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022, 10:52 - A | A

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022, 10h:52 - A | A

em entrevista

Lula diz que Bolsonaro é refém do Congresso e que deputados “mandam” no país: “quase Deus!”

Você vê que o Bolsonaro não executa nada, disse Lula

Lucione Nazareth/VGN

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26.01) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) virou refém do Congresso Nacional, e que os deputados atualmente mandam muito mais no país do que o próprio Poder Executivo, na execução de obras e do Orçamento: “Os deputados viraram quase Deus!”.

O petista disse que desde da Proclamação da República não tinha existido “um presidente um boquirroto que falou muita bobagem antes nas eleições e que virou refém do Congresso Nacional como o Bolsonaro”.

Segundo ele, por meio das emendas de relator, chamado de “orçamento secreto”, os parlamentares comandam o Orçamento da União e conseguem obter status superior que os dos governadores junto aos municípios enviando dinheiro para executar obras importantes, que antes só era possível por meio de articulação do Governo do Estado junto ao Governo Federal.

“A gente não pode, não pode continuar com Congresso que tornou o presidente da República refém. Desde o programa da República a gente não tem um presidente um boquirroto que falou muita bobagem antes nas eleições e que virou refém do Congresso Nacional como o Bolsonaro. Você não tem na história em nenhum momento essa coisa de orçamento secreto em que os deputados passam a ter mais força que os governadores nas negociações com os prefeitos. Porque os prefeitos não têm que procurar mais os governadores para discutir uma obra. Eles procuram o deputado. Os deputados viraram quase Deus! Não é um deputado que administra o Orçamento é o Poder Executivo. Você vê que o Bolsonaro não executa nada”, declarou o petista em entrevista à rádio CBN Vale.

Lula destacou ainda que a população precisa eleger em 2022 um conjunto de deputados que tenham uma visão mais social e mais humanista do país.

“Nós vamos ter que ganhar as eleições e conversar com as forças que foram eleitas. Eu espero que o povo brasileiro no dia eleição possa votar em pessoas que tenham visão mais social, que pense melhor o papel do Estado. Quero mais desenvolvimento, mais geração de emprego, acabar com a fome, melhorar a educação. Espero que a gente consiga fazer isso com o processo eleitoral”, finalizou.

Leia Também - Juca do Guaraná promulga lei que concede RGA de 8% aos servidores o legislativo

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760