O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (19.04) o valor do salário mínimo e o aumento de preço dos produtos. Segundo ele, isso faz com que os brasileiros tenham que escolher entre “morar ou comer”.
Em postagem na rede social, Lula disse ser preciso criar uma política de social que concede subsídios para moradia da população, principalmente os de baixa renda.
Além disso, afirmou que o Brasil precisa de políticas econômicas que funcionem de fato, para reduzir a inflação e controlar a elevação dos preços, sobretudo da cesta básica.
“Quem ganha um salário mínimo hoje tem que escolher entre morar ou comer. Não é possível se conformar com tanta gente morando embaixo da ponte. Temos que pensar em subsídios para moradia, para que o povo tenha o direito de entrar no supermercado para comprar o que comer”, escreveu o petista.
Importante destacar que atualmente está em funcionamento o programa de habitação do Governo Federal “Casa Verde e Amarela” que substituiu o extinto “Minha Casa Minha Vida”.
Há um ano em funcionamento, o novo programa reduziu a taxa de juros, contribuindo para impulsionar financiamentos da casa própria, porém, a falta de recursos alegado pelo Governo Federal, reduz o número de residenciais em construção voltado ao público de baixa renda.
Dados recentes apontam em 2021, o Governo Federal concluiu cerca de 20 mil unidades habitacionais da antiga faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida (para famílias com renda mensal de até R$ 2 mil), um número abaixo da média dos últimos anos: de 2009 a setembro de 2020, foram entregues 1,49 milhão de casas, segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).
Leia Também - Fabinho cobra passe livre em VG e alfineta que população precisa escolher quem coloca no “Poder”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).