O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou, nesta quarta-feira (19), que defende a candidatura do ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o campo da esquerda e centro-esquerda deve se organizar ainda no primeiro semestre deste ano para definir nomes e alianças, evitando o atraso na escolha de candidatos, como ocorreu em 2022.
"A eleição de 2022 nos ensinou que é importante definir nomes com mais antecedência. Minha defesa é que agora, em 2025, no primeiro semestre, a gente consiga amadurecer um desenho de aliança, não apenas na esquerda, mas no campo progressista e democrático, com nomes de pré-candidatos ao governo e ao Senado", afirmou Lúdio.
O deputado destacou que o grupo já tem a confirmação de que o senador Carlos Fávaro (PSD) buscará a reeleição, mas que ainda falta definir um candidato ao Governo e outro ao Senado. Ele acredita que o bloco que atualmente governa Mato Grosso pode sofrer uma divisão, o que abriria espaço para a construção de uma alternativa política no estado.
"O grupo que governa Mato Grosso hoje tende a sofrer um racha porque há muitas lideranças para poucos cargos. O governador Mauro Mendes, que pretende disputar o Senado, flerta com a extrema direita, e isso pode gerar divisões no grupo. Dentro desse quadro, o nome do senador Jayme Campos também pode ser trabalhado para disputar o governo do Estado", revelou Lúdio.
Encontro com José Carlos do Pátio
Lúdio afirmou que já iniciou as articulações para convencer José Carlos do Pátio a disputar o Governo e que esteve em Rondonópolis para conversar com o ex-prefeito.
"Fomos dialogar sobre a necessidade de construir um projeto alternativo para Mato Grosso, diferente do que está sendo comandado pelo grupo que governa o estado hoje. Ele se encaixa perfeitamente como um bom nome para essa disputa porque tem experiência de gestão, realizações, obras e uma relação forte com a população", explicou.
O parlamentar ressaltou que, além do histórico como gestor, José Carlos do Pátio está alinhado com o Governo federal e é filiado ao PSB, partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
"Ele tem todas as condições de nos representar na disputa. Claro que ficou de avaliar isso e amadurecer a decisão, não sozinho, mas com o grupo político dele e com as nossas lideranças", completou Lúdio.
Reeleição e articulações para 2026
Apesar das articulações para a eleição estadual, Lúdio confirmou que tentará a reeleição como deputado estadual no próximo ano. "Disputo a reeleição em 2026", garantiu.
Ao finalizar, o deputado reforçou que a prioridade neste momento é a construção de um projeto de Governo alternativo e a ampliação do diálogo entre os partidos do campo progressista para fortalecer a disputa eleitoral contra o grupo de Mauro Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).