O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), em entrevista ao , na tarde dessa quinta-feira (24.08), afirmou que qualquer obra de infraestrutura gera impacto, e quanto à implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na cidade, segundo ele, a população estava ciente da alteração, pois participou de audiências públicas no princípio da mudança de modal.
A implantação do BRT na avenida Couto Magalhães vem desagradando os comerciantes que protestam contra o modal passar pela avenida, alegando que perder um lado da pista vai gerar prejuízo ao comércio. Os empreários participaram da audiência pública realizada na última terça-feira (22), e cobraram explicações do Governo e da Prefeitura.
Em relação às reivindicações dos comerciantes, Kalil avalia como preocupante a situação, e alegou que está atento a essa demanda e inclusive marcou uma reunião com a Comissão dos comerciantes, e pediu a participação de alguns técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística de (Sinfra-MT), para poder definir o melhor caminho.
“Vamos achar o melhor caminho para que gere menos danos, menos prejuízo possível. Várzea Grande não aguenta mais sofrer. Por isso nós optamos e a população também optou pela mudança do modal. Ficou uma cicatriz no meio da cidade. Vidas foram ceifadas, prejuízos de todas as maneiras”, frisou.
O emedebista citou que as obras retornaram e começaram por Várzea Grande, mais precisamente na avenida da Feb, e segundo ele, geram transtornos, mas estão tentando minimizar o máximo possível para que não haja mais constrangimentos para os comerciantes e a população e por isso o prefeito está ouvindo todo mundo para tomar a melhor decisão.
Ainda sobre o impacto da implantação do BRT na Couto Magalhães, Kalil foi questionado se precisa ou tem um projeto para essa obra na avenida, e o prefeito defendeu que o BRT passar pelo Centro da cidade serrá para fomentar o comércio. Segundo ele, um veículo moderno que vai atender o Centro e continuar o mesmo fluxo de passageiros circulando pela cidade.
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Kalil explicou que uma das opções de implantar o BRT na região central, e pelo de fato de atender regiões da rodovia Mário Andreazza e do grande Cristo Rei, nos projetos futuros que virão.
“Então quando você traz o progresso consequentemente tem transtornos, tem as mudanças, mas não podemos perder esse fluxo de pessoas transitando pelo centro da cidade e foi pensando nisso que trouxemos o modal para o centro da Várzea Grande. Gera transtorno, não tenha dúvida disso, mas também vai fomentar o comércio”, enfatizou.
Quando questionado sobre uma fala do secretário adjunto de Obras Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), Isaac Nascimento Filho, ao , mas também durante a audiência pública, que a implantação do BRT na avenida Couto Magalhães foi apresentada pelo Governo, mas que somente a Prefeitura tem a autonomia de aceitar ou não o projeto, Kalil disse que desconhece essa informação, uma vez que não ouviu. O prefeito frisou que vai buscar o melhor caminho que não traga prejuízo à cidade, pois a cidade não aguenta mais pagar o preço alto que já pagou.
O indagou o prefeito se então ele seria a favor da implantação do BRT na Couto Magalhães, e Baracat desviou do assunto e disse: “Eu estou ouvindo todos os segmentos, empresários, o Poder Legislativo e vamos buscar o melhor caminho, não tenha dúvidas”, concluiu Kalil Baracat.
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