08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 20 de Janeiro de 2018, 09:00 - A | A

Sábado, 20 de Janeiro de 2018, 09h:00 - A | A

arquivado

Justiça arquiva inquérito que investigava charges difamatórias contra Emanuel Pinheiro

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

O juiz Yale Sabo Mendes, da 51ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, arquivou um inquérito aberto para investigar a veiculação de charges difamatórias contra Emanuel Pinheiro (PMDB) divulgadas por meio de grupos de whatsapp durante as eleições de 2016.

De acordo com os autos, em plena campanha eleitoral para o cargo de prefeito de Cuiabá, foram veiculadas em vários grupos de whatsapp, charges com intenção de denegrir a imagem de Emanuel Pinheiro (PMDB).

No desenho, dois eleitores conversam sobre eleições. Um diz que Emanuel lidera as pesquisas no Carumbé. O outro pergunta: "No bairro?". Resposta: "Não. No presídio". E surge, no quadro ao lado, Silval Barbosa (com uma bandeira do PMDB), Pedro Nadaf, José Riva e Eder Moraes abraçados.

Diante disso, o juiz Yale Sabo Mendes, da 51ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, encaminhou ofício para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) investigasse a autoria da charge. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal.

Segundo despacho do juiz Yale Sabo Mendes, publicado no Diário da Justiça Eletrônica (DJE), a PF arquivou o inquérito sem apontar os possíveis responsáveis, concluindo por fato atípico e que não se enquadra no direito penal. O MPE concedeu parecer pelo arquivamento do inquérito.

O magistrado acompanhou o entendimento do MPE e o da PF, apontando que as charges foram consideradas fatos absolutamente atípicos, sem repercussão, portanto, na seara do direito penal.

“Pelo exposto, acolho a pretensão formulada e HOMOLOGO o pedido de arquivamento do presente procedimento”, diz trecho dos autos.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760