O deputado estadual, Júlio Campos (União), apresentou na sessão dessa quarta-feira (08.03), um projeto de lei, que proíbe a mudança de nomes dos bens públicos concedidos a título de homenagens. As críticas do deputado na tribuna foram em relação às mudanças de nomenclaturas das escolas transformadas em militares.
Contudo, o projeto que veta a "desomenagem” abrange todos os bens públicos.
Agora virou uma moda, o Governo, deputados, Polícia Militar trocar nome de escolas, prédios públicos
A “bronca” do deputado é pela mudança no nome da escola estadual Nadir de Oliveira para Escola Estadual Militar Tiradentes, que atualmente homenageia um tenente-coronel da PM, Louirson Rodrigues Benevides e também da escola estadual Licínio Monteiro, onde está localizada a escola militar, em razão da reforma na sede da antiga Nadir de Oliveira.
“Em Várzea Grande, houve verdadeiros atentados, tiraram o nome do grande deputado e prefeito Licínio Monteiro da Silva de um colégio, tiraram o nome da professora Nadir de Oliveira, minha professora querida, que educou toda uma geração de Mato Grosso. Tiraram o nome dela e prestaram a homenagem a outro que não tem nada a ver com a história da Educação de Várzea Grande”, argumentou o deputado.
Campos complementou: “Ora, o que justificaria homenagear uma ilustre personalidade em detrimento de outra? Qual é o impacto que tal medida causa na população e nos familiares daquele que será preterido por outra personalidade?”.
Em dezembro de 2022, a Escola Estadual Paulo Freire, em Canarana (a 643 km de Cuiabá), também foi transformada em militar. Com a mudança, Paulo Freire - o patrono da educação - foi "desomenageado”. A escola passou a ser chamada de Escola Estadual Militar Tiradantes Cabo PM Sebastião Ferreira Miranda.
As mudanças de nomenclaturas de prédio públicos em relação às escolas militares constam da Lei estadual 11.273, de 18 de dezembro de 2020, que estabelece que as escolas estaduais transformadas em militares vão homenagear um militar, que tenha atuado na região onde fica a instituição de ensino.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).