A deputada estadual Janaina Riva (MDB) não apoia a candidatura à Presidência da República, da senadora Simone Tebet (MDB) e declarou seu voto ao pré-candidato à reeleição, presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Janaina, que discursa em favor das mulheres na política, explicou porque não concorda com a candidatura da senadora Simone Tebet. Entre os motivos, Janaina aponta a falta de crescimento de Tebet nas pesquisas. A mais recente, a pesquisa Datafolha, mostra Tebet com 1%.
“Candidatura do partido é uma candidatura de uma mulher, que tem força, mas que infelizmente aqui dentro de Mato Grosso traria um prejuízo eleitoral muito grande, principalmente para mim, se optar por uma escolha como essa. Aqui estamos polarizados, eu não sei onde eles estão encontrando um ambiente diferente do nosso, mas dentro do MDB Nacional inclusive eu defendo que o partido não tenha candidatura”, reclamou Janaina.
Em uma breve uma reflexão, Janaina lembra que as mulheres ganharam fama de serem candidatas 'laranjas' por aceitar candidaturas com poucos votos. A declaração foi para criticar a insistência pela candidatura de Tebet defendida pelo presidente do MDB, Baleia Rossi.
Leia também: Fávaro cita desconforto por Mauro apontar “mamata” no Governo
“Eu não gosto dessa história de mulher ser candidata por ser. Essas candidaturas hoje de uma mulher com pouco voto é o que deu a fama de nós mulheres sermos candidatas laranjas. Então, eu não acredito mais em uma terceira via, essa que é a verdade. Não é o nome da Simone, não é Doria, não é Ciro ou é o nome do Moro, eu não acredito mais numa terceira via, e assim como eu, o eleitor pensa da mesma forma”, argumentou.
Janaina vem de um município, onde a base aliada maioria bolsonarista, relatou que será muito difícil “carregar” uma candidatura de 1% ou 2%. “Carregar uma candidatura de 1% ou 2% traz para gente um impacto muito grande e eu não vejo como isso traga qualquer tipo de avanço na nossa pauta feminina ou na nossa pauta partidária.”
Já em relação a seu apoio à pré-candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, Riva se mostrou convicta. Ela, que é nora do senador Wellington Fagundes (PL) – filiado ao mesmo partido do presidenciável -, garantiu seu voto e do seu grupo político. Ela que desconsiderou a terceira via, inclusive do próprio partido, relatou que seu voto por Bolsonaro é por falta de opção.
“Estou como a maioria da população brasileira: não estou no que eu gostaria, mas estou no que tem hoje como opção e que eu considero menos ruim. Toda população brasileira está desse jeito, dizendo que amaria apoiar, queria estar, concordo com tudo, não! Mas o meu voto vai ser pela maior identidade que hoje são com as pautas do Bolsonaro e não com as pautas do ex-presidente Lula.”
Riva argumentou ainda, que seu voto vai para Bolsonaro por questão territorial: “A questão territorial, de propriedade, invasões para mim é muito mais pesada, mais pesada que as nossas pautas de minorias. Então tenho que analisar hoje o que é melhor e mais conveniente, mas dizer que é algo ideal e que eu sonhava em fazer não.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).