22 de Abril de 2025
22 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
22 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 28 de Janeiro de 2024, 07:43 - A | A

Domingo, 28 de Janeiro de 2024, 07h:43 - A | A

VERGONHA

Ineficiência na gestão da Saúde de Mato Grosso leva prefeitos pedir "socorro" em Tocantins

Esta iniciativa reflete a crise na saúde pública em regiões remotas de Mato Grosso

Edina Araújo/VGN

Diante dos significativos desafios na área da saúde e do evidente descaso com as regiões Norte Araguaia e Xingu de Mato Grosso por parte do governo do Estado, prefeitos, vereadores e secretários municipais buscam soluções além das fronteiras estaduais. Eles se reuniram na quinta-feira (25.01) com o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, para discutirem um termo de cooperação na área da saúde.

Leia matéria relacionadaEmpresário acusa cartel da Saúde do Estado de elaborar plano para retirar sua empresa do comando das UTIs Covid

Leia matéria Governo de TocantinsGovernador Wanderlei Barbosa recebe prefeitos e vereadores de Mato Grosso para discutir parceria na área da saúde

Esta iniciativa reflete a crise na saúde pública em regiões remotas de Mato Grosso, onde o acesso a tratamentos médicos especializados é escasso. A distância até a capital do Estado e a limitada infraestrutura de saúde impulsionam os pacientes a buscarem auxílio em Palmas, destacando os desafios da gestão da saúde pública mato-grossense, em contraste com a imagem projetada por publicidades pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), manifestou solidariedade, salientando a importância da cooperação nas áreas de saúde, educação e comércio. Esta ação ressalta a necessidade de parcerias estratégicas para enfrentar as dificuldades no fornecimento de cuidados básicos de saúde, evidenciando um cenário onde a população percorre longas distâncias em busca de atendimento.

Carlos Felinto, secretário de Estado da Saúde de Tocantins, reforçou a disposição de avançar com o acordo, destacando a importância da gestão financeira eficiente para atender adequadamente as demandas médicas.

Os prefeitos, Daniel Rosa do Lago e Thiago Castellan, de Porto Alegre do Norte e Santa Terezinha, respectivamente, enfatizaram a urgência dessa cooperação. Evidenciando os desafios de atendimento nestas regiões, a distância até a capital de Mato Grosso é maior que para Palmas.

A reunião, produtiva em sua essência, ilustra os desafios na saúde pública de Mato Grosso. A busca por parcerias interestaduais sinaliza a necessidade de ações mais efetivas pelo governador Mauro Mendes, e evidente alerta para que deixe as “briguinhas” e “picuinhas” com Cuiabá e olhe mais para regiões distantes da Capital, onde os gestores precisam recorrer a outro governador para solucionar um problema da Saúde de Mato Grosso.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760