21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020, 15:53 - A | A

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020, 15h:53 - A | A

Registro sob risco

Homologado pré-candidato ao Senado pelo PT, Valdir Barranco consta na lista do TCU como “ficha suja”

Rojane Marta/VG Notícias

Escolhido em convenção partidária nessa quarta (16.09), como pré-candidato ao Senado Federal, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) consta inserido na lista de “fichas sujas”, do Tribunal de Contas da União, entregue esta semana ao Tribunal Superior Eleitoral.

A lista aponta os gestores que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU, ou que, ainda, não prestaram contas como é exigido pela lei, e será usada pelo juiz eleitoral no ato de deferir ou não a candidatura. Ou seja, o registro de Valdir Barranco como candidato a senador está sob risco, e pode ser indeferido devido a essa restrição.

Valdir, conforme consta da relação do TCU, está inserido em dois processos como irregular, da época em que respondia pela Superintendência Regional do Incra no Estado de Mato Grosso. Veja no final da matéria.

Conforme informa o TSE, a partir de agora a relação será enviada aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a quem cabe julgar os pedidos de registro de candidaturas. “Essas informações poderão instruir eventuais pedidos de impugnação das candidaturas, porque a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990) declara inelegíveis pessoas que tiverem “suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário” informa o TSE.

2014 - Vale destacar, que nas eleições de 2014, quando disputou para o cargo de deputado estadual, Barranco foi barrado pela Justiça eleitoral, por conta da reprovação de suas contas pela Câmara de Nova Bandeirantes em 2007. Mesmo assim, disputou sub judice, e apesar de receber  19.227 votos, não conseguiu, no primeiro momento, assumir a vaga, pois seus votos na época foram contados como nulos, o que favoreceu o ex-deputado Pery Taborelly, que recebeu 18.526 votos. Na ocasião, Barranco recorreu, e conseguiu após uma longa briga judicial com Taborelly reverter a inelegibilidade no TSE, vindo assumir a função no lugar de Taborelly.

Outro lado - A reportagem do oticias tentou contato com o advogado de Barranco, Elvis Klauck, mas até o fechamento da matéria não houve retorno. O oticias está aberto para posterior manifestação.

Atualizada às 16h02 - Em nota, o advogado disse se tratar de notícia requentada, mesmo ainda constando na lista atual do TCU, veja na íntegra:

"Trata-se de notícia requentada. Todas as supostas inelegibilidade do Candidato a Senador Valdir Barranco já foram afastadas pelo TSE e TRE/MT, prova disso é ele estar exercendo o mandato de Deputado estadual atualmente".

Atualizada às 17h17 - Em nova nota, a assessoria afirma que foram afastadas em 2018 , qualquer supostas tentativas de inelegibilidade de Barranco, veja na íntegra:

"Em Todas as supostas tentativas de inelegibilidade do hoje candidato a Senador Valdir Barranco (PT) já foram afastadas pelo TSE, confirme certidão de Trânsito em Julgado, de 23/11/2018, assinada pela Coordenadora de Acórdãos e Resoluções, Aline Yokoy Oliveira. Qualquer outra informação é falsa e pode ser considerada crime".

A lista completa dos gestores mato-grossenses com contas irregulares no TCU pode ser conferida AQUI.

VG Notícias

barranco tcu

 

 

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760