Reprodução
Programa possibilitará contratação de pessoas com dificuldades para conseguir carteira assinada
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta semana que o programa “Serviço Social Voluntário”, que está em fase estudo pelo Governo, possibilitará que Prefeituras Municipais contratem jovens de 16 a 29 anos e até mesmo trabalhadores com mais de 50 anos.
Onyx, enquanto ministro da Cidadania, chegou a preparar uma minuta da Medida Provisória (MP) para a criação do programa “Serviço Civil” para a contratação temporária de jovens não incluídos no programa Bolsa Família, mas o projeto foi adiado em decorrência da pandemia que causou desemprego.
Agora com Lorenzoni no Ministério do Trabalho e Previdência, a proposta voltou a ser discutida internamente. Agora o que é objeto de discussão é a forma de financiamento do programa que está em discussão. Inicialmente o ministro Paulo Guedes defendia uma forma de contratação mais flexível, com menos encargos para as empresas e com a possibilidade de fazer o pagamento por hora.
Lembrando que programa “Serviço Social” inicialmente previa uma contratação por apenas três meses, com jornada de trabalho de até 40 horas mensais, a serem exercidas em no máximo três dias da semana. As vagas devem ser oferecidas próximas aos locais de residência das pessoas que se inscreveram para participar do programa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).