O governador Mauro Mendes (UB), revogou o artigo 1° do Decreto 1.134/2021, que obrigava uso de máscara em Mato Grosso. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou no início da noite, desta segunda-feira (07.03), em suas redes sociais. A revogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que irá circular nesta terça-feira (8).
Segundo Gilberto, a partir desta terça-feira (08.03), cada prefeito poderá adotar as medidas que acharem convenientes – e alerta para que a população procure se informar quais medidas serão adotadas – a fim de evitar aborrecimentos.
Conforme o Governo, para tomar a decisão, foram considerados os dados epidemiológicos de Mato Grosso - e a ampliação da vacinação contra a Covid-19, no Estado.
Outros municípios também tomaram a decisão de revogar as máscaras. O prefeito de Sorriso (a 418 km de Cuiabá), Ari Genézio Lafin tornou facultativo o uso de máscara facial na cidade. A medida consta da lei 3.218, sancionada nesta segunda (07) pelo gestor.
A norma cita que o uso de máscara, tanto em locais abertos quanto fechados em espaços ou públicos, ou privados, não é mais obrigatório. Contudo, o gestor recomenda que o uso da máscara por pessoas que testaram positivo para Covid-19 ou com sintomas da doença durante o período de contaminação.
Além de Sorriso, no início deste mês, um novo decreto de Nova Mutum, (a 269 km de Cuiabá), retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no município.
Leia também
Prefeito sanciona lei que desobriga uso de máscara em Sorriso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).