O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (24.04) que não pretende participar da Parada da Diversidade prevista para ocorrer no bairro Pedra 90 em 2026. Segundo ele, a presença no evento é uma decisão pessoal que "não coaduna" com seus valores.
“A participação é do meu interesse pessoal, se eu vou ou não. Mas no caso [referindo-se a seus princípios], não coaduna com meus valores”, declarou.
A realização da parada é uma promessa de campanha da vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade), que anunciou a destinação de parte de suas emendas parlamentares para a organização do evento. Segundo a parlamentar, o compromisso foi firmado durante a eleição, em diálogo com a comunidade do Pedra 90.
Brunini destacou que, por se tratar de uma emenda impositiva, a destinação dos recursos é responsabilidade exclusiva do autor. “Os vereadores têm autonomia sobre suas emendas. Ela é um recurso impositivo. Só cabe intervenção se a destinação for ilícita ou fora do processo de inscrição”, explicou.
Questionado se a Prefeitura dará apoio institucional à Parada, o prefeito afirmou que todo evento público de grande porte exige suporte municipal, independentemente da natureza. “Se for ter um evento público, seja Marcha para Jesus, seja a Parada, ou qualquer evento que envolva grande concentração de pessoas e risco à mobilidade ou à segurança, a prefeitura tem que auxiliar. Não importa o tipo de evento, desde que esteja dentro da legalidade”, concluiu.
Leia também-Pedra 90 terá parada LGBTQIAP+ em 2026, garante vereadora
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).