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Política Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021, 17:43 - A | A

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021, 17h:43 - A | A

audiência pública

Governo ajusta projeto do BRT para circular na Filinto Muller e Couto Magalhães

"Essa integração no centro é fundamental para o nosso sistema ter sobrevida", declarou Enodes Soares

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

VGN

Enodes Soares Ferreira

Assessor de Gestão da Prefeitura de Várzea Grande, Enodes Soares

 

 

O assessor de Gestão da Prefeitura de Várzea Grande, Enodes Soares, em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (17.09) destacou a importância do percurso do BRT - Buss Rapid Transit – contemplar a região central do município. Enodes participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal, como representante da Prefeitura de Várzea Grande.

Essa integração no centro é fundamental para o nosso sistema ter sobrevida

“Fizemos diversas tratativas para que o modal pudesse atender de fato a nossa necessidade. O projeto anterior até o Aeroporto. Então através dessas reuniões a gente solicitou ao Governo do Estado que fizéssemos alteração desse projeto, que esse projeto viesse atender de fato o nosso centro comercial. Então, agora ele (BRT) vai subir a Couto Magalhães e vai fazer a descida pela Filinto Mulher, fazendo um laço de quadro no Centro de Várzea Grande e atendendo de fato a nossa população que se desloca para aquela localidade”, detalhou Enodes Soares durante debate do anteprojeto do BRT para Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo Enodes, o Governo do Estado apresentou à Prefeitura de Várzea Grande todo um estudo geométrico que envolve as avenidas Couto Magalhães, avenida Filinto Muller e avenida da Feb. Entre as medidas, será feita uma reorganização do espaço visando o menor impacto possível durante o processo.

Todo o sistema do BRT trabalha com semáforos sincronizados

“Hoje a Couto Magalhães possui quatro faixas de rolamento, duas ocupadas por estacionamento e duas ocupadas por faixa de rolamento (faixa de tráfego). Uma dessas faixas de rolamento, que é ocupada por estacionamento, vai ser ocupada pelo BRT. Então nós vamos perder o estacionamento de um lado, mas vamos ganhar toda uma geometria nova, alargamento de calçada, reorganização do espaço como um todo, para que a gente tenha o menor impacto possível”, explicou.

31 DE MARÇO – Durante a entrevista, o assessor de Gestão, Enodes Soares também destacou que o projeto não contempla a avenida 31 de Março. Segundo ele, a região do Cristo Rei será alimentada por linhas de transporte que poderá fazer a integração com o BRT na avenida da Feb.

“Nesse momento a gente não tem a possibilidade de o BRT fazer esse desvio pela 31 de Março. Nós estamos estudando, isso já foi levantado a possibilidade de uma integração melhor da população da região do Cristo Rei. Então, a gente tem linhas de transporte que vai permitir que essas pessoas façam integração na avenida de Feb”, explicou o assessor.

Ele completou que futuramente a região poderá ser contemplada: “A gente não pode deixar de levar em consideração que a população que mora na região do Cristo Rei tem uma ligação gigante com Cuiabá. Então, num futuro quem sabe a gente vai estender essa linha fazendo uma integração melhor com a região, não só na 31 de Março, mas o nosso Plano Diretor prevê uma via que dá acesso ao Aeroporto numa estrada que a gente chama de estrada do Engordador, situada no fundo do Aeroporto onde fica a garagem do VLT”, afirmou.

 

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