Os geradores do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAEVG), apreendidos na noite de sexta-feira (31.01), já haviam sido alvo de denúncia no ano passado, durante uma sessão na Câmara de Vereadores do município, em dezembro do ano passado.
Leia também - O desaparecimento dos geradores do DAE/VG precisa ser investigado com rigor
Após a publicação da apreensão dos equipamentos pela Guarda Municipal, o vereador Sargento Galibert (PSB) encaminhou ao portal um vídeo no qual faz a denúncia e cobrando explicações època, do ex-presidente do DAE/VG, Alberto Simões de Arruda.
Na ocasião, Galibert utilizou a tribuna para relatar que foi procurado por um morador, o qual informou que os dois geradores das bacias A e B teriam sido removidos das proximidades dos bairros Florais e São João sem explicação e levados para o pátio do DAE, localizado na Avenida Júlio Campos.
"O morador me informou posteriormente que esses geradores saíram do pátio do DAE, mas não sabia qual foi o destino desses equipamentos. Eles são do tamanho de um carro popular e, para a remoção, seria necessário o uso de um caminhão munck (veículo com braço hidráulico). Estou trazendo essa informação porque o morador está preocupado com o bem público", explicou o parlamentar na época.
Sargento Galibert chegou a questionar o então presidente da autarquia sobre o destino dos equipamentos. Segundo o vereador, a justificativa de manutenção não seria válida, uma vez que os geradores eram novos.
"Gostaria que o presidente do DAE atendesse ao clamor público e fornecesse essas informações para esclarecer a situação. O morador relatou que a retirada desses geradores poderia comprometer o abastecimento de água no município, e a população acabaria pagando um preço muito alto", ponderou Galibert.
Contudo, o ex-presidente do DAE/VG, Alberto Simões de Arruda, além de não se explicar, não tomou providências para esclarecer o que realmente estava ocorrendo.
Após o episódio vir à tona, o ex-presidente afirmou desconhecer os fatos, o que contradiz a declaração do empresário Zinho Saretto ao , de que os geradores teriam sido enviados para manutenção com a autorização do ex-presidente.
Cabe às autoridades competentes e aos órgãos fiscalizadores apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos, caso sejam constatadas irregularidades.
Geradores apreendidos após denúncia
Um homem, 45 anos, foi preso na noite dessa sexta-feira (31.01), após ser flagrado transportando, em um caminhão modelo Cargo 1119, dois grupos de geradores que teriam sido furtados do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).