De volta a campanha do candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deputado federal cassado, Neri Geller (Progressista) em entrevista nessa sexta-feira (21.10) destacou os feitos do presidenciável em Mato Grosso. Lula governou o país entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011.
Segundo Neri, Lula precisa voltar pelo fim da intolerância e para que o Estado de Mato Grosso volte a receber os investimentos necessários na área de Infraestrutura, na Agricultura, na Educação, entre outros.
Entre os feitos, o progressista destacou a capacidade de abertura de mercado liderado pelo ex-presidente Lula. Segundo ele, sua presença no Ministério da Agricultura contribuiu para reestruturar todo crédito agrícola e para execução do Programa Armazenagem, que contava com vastos recursos e com taxa de juros equalizadas pelo Tesouro Nacional.
Leia também: MP denuncia dois estudantes que planejavam manifestação com uso de armas na UFMT
Neri ainda citou ações na infraestrutura: “como a 163, a estruturação portuária de Miritituba, a garantia do preço mínimo que foram mais de R$ 3 bilhões – produtores que estão me assistindo sabe que estou falando -. Sem falar o quanto avançamos nas qualificações profissionais através de programas como o FIES, o PROUNI, Ciências sem Fronteiras que levou pessoas humildades aqui, a fazerem intercâmbios lá fora. Lucas do Rio Verde é um exemplo dos avanços que nós tivemos, foram construídas 14 mil casas populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida.”
Questionado se o atual presidente “nada fez” por Mato Grosso, Neri devolveu com uma pergunta: “Eu queria que me mostrassem quantas Casas Verdes e Amarelas foram construídas? Quantos recursos foram destinados pela infraestrutura, quantos quilômetros de asfaltos foram feitos. Agora, do presidente Lula dá para mostrar”, destacou.
Já no Governo Lula, segundo Neri, foram feitas diversas obras de pavimentação asfáltica. Segundo ele, ainda que parte delas não foram concluídas, o Governo do PT estava no caminho certo, enviados recursos para diversas obras estaduais.
"Só a 242 foi feito 50%, não foi concluída, mas, foi licenciada sendo feita. A 364 saindo de Diamantino até a divisa de Rondônia foi no Governo do presidente Lula. Tantos outros recursos que vieram foram no Governo Lula, a Universidade, Campos técnicos, foram várias construídas. Não vou ficar batendo o dia inteiro, mas, eu fiz apontamentos de equívocos graves que aconteceram na condução da pandemia, os investimentos que não aconteceram, então, temos muitos argumentos para defender Lula e, principalmente, a democracia”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).