O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou neste domingo (1º) que a situação econômica do Estado, está controlada e faz com que o Governo Federal precise muito mais de Mato Grosso do que o Estado precise da União. O gestor revelou que nos próximos quatro anos da gestão Mauro Mendes (União) será investido R$ 34 bilhões em Mato Grosso.
Segundo Gallo, os primeiros investimentos irão ocorrer por meio da duplicação da BR-163. A MT Participações e Projetos S/A (MT Par), autarquia estadual, é responsável pelo controle acionário da concessão da BR-163 no Estado.
A expectativa é de que nos próximos três anos, o Governo invista R$ 1,2 bilhão em obras de duplicação na rodovia. As primeiras obras de duplicação que serão executadas são os seguintes trechos: travessia de Cuiabá a Várzea Grande [Rodovia dos Imigrantes]; do Posto Gil até Nova Mutum [um total de 85 km] e travessia de Lucas do Rio Verde a Sinop.
Leia Mais - Secretário revela que obras de duplicação na BR-163 devem começar em abril de 2023
O secretário explicou que o Governo vem trabalhando constantemente para aumentar a receita do Estado, e desta forma garantir os investimentos necessários em todas as áreas. Conforme ele, esse trabalho proporcionou que Mato Grosso alcançasse índices internacionais, como da menor taxa de emprego: 3,8%.
Rogério Gallo declarou que toda essa “boa situação econômica” do Estado reduz a dependência de Mato Grosso em relação a recursos federais para investimentos. “Hoje Mato Grosso mais ajuda União do que propriamente o oposto, mas não podemos dispensar qualquer apoio do Governo Federal para o Estado. Hoje nós recuperamos a BR-174, que foi estadualizada de modo inédito. A BR-163 idem. E nós temos caixa para poder fazer os investimentos necessários em Mato Grosso”, destacou o gestor.
Boa situação econômica do Estado reduz a dependência de Mato Grosso em relação a recursos federais para investimentos
Apesar disso, o gestor disse que o Estado tem problemas como a BR-158 que é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que prejudica a questão de transporte na região do Araguaia [a BR-158 possui extensão total de 3.961,4km, parte do Mato Grosso em direção à fronteira com o Uruguai].
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).