19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 20 de Julho de 2021, 17:10 - A | A

Terça-feira, 20 de Julho de 2021, 17h:10 - A | A

Manifesto

Francisco Vuolo acredita em “apoio integral” de ministro à chegada da ferrovia em Cuiabá

A garantia que “a lei está bem amparada” foi feita pelo secretário durante assinatura do manifesto de apoio à chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo em Cuiabá.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

VGN

Francisco Vuolo

Secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo

 

 

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (20.07), garantiu a constitucionalidade da Lei Estadual 685/2021, que trata da expansão do sistema ferroviário no Estado de Mato Grosso.

A garantia que “a lei está bem amparada”, foi feita pelo secretário durante assinatura do manifesto de apoio à chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo em Cuiabá.

“Construída por etapas, a ferrovia já chegou em Itiquira e Rondonópolis e agora é a vez de Cuiabá, a vez de Lucas do Rio Verde. E o instrumento que está sendo utilizado para construção e avanço é inédito, é a lei estadual, uma lei complementar baseada em uma lei federal, que permite aos Estados a concessão de ferrovia dentro do seu limite estadual”, destacou.

Leia mais: Emanuel lembra luta de Vuolo e diz que "construção da ferrovia é oportunidade histórica"

Ele, com apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, presidida pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, e com apoio do Fórum Pró-Ferrovia e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), buscam assegurar o apoio total a Lei Complementar 685/2021.

“Nós estamos hipotecando total apoio à lei complementar 685/2021, visto que há vontade política, há vontade do setor produtivo, há vontade da sociedade organizada para que os trilhos avancem. E esse nosso documento será encaminhado ao ministro da Infraestrutura”, declarou o secretário.

Vuolo destacou que o manifesto será entregue pessoalmente ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que já emitiu parecer favorável à extensão dos trilhos até Cuiabá e até o médio norte de Mato Grosso.

“Temos a certeza que receberemos o apoio integral à chegada da ferrovia em Cuiabá e ao mesmo vamos daremos uma nova linha de opções para o Governo Federal, onde os Estados possam de alguma forma contribuir no processo de implantação de modais diferenciadas, como o modal ferroviário, que promoverão sem dúvida um equilíbrio maior entre os sistemas de transporte dentro nosso país”, esclareceu o secretário.

Leia mais: Pivetta diz que burocracia atrapalha MT e que “só boa vontade do ministro não é suficiente”

Com o apoio do ministro, Francisco Vuolo espera dar mais garantia à lei sem oferecer risco ao processo. Entretanto, garante não haver nenhum vício jurídico que vá criar problema na sua aplicação e desenvolvimento: “A lei está muito bem amparada, a discussão disto foi feita durante muitos meses”, declarou o secretário.

Francisco Vuolo também explicou sobre a vontade da empresa Rumo em investir no trecho Rondonópolis-Lucas do Rio Verde passando por Cuiabá.

“A manifestação da empresa tem uma sustentação técnica e econômica muito forte, tanto é que a Rumo e o prefeito vai anunciar já sua solicitação de ocupação de estudo de uso de ocupação de solo, dentro do município de Cuiabá e dentro do município de Santo Antônio, ou seja, já há um interesse dela real de fazer o investimento, cumprindo aquilo que ela se comprometeu quando nós defendemos a prorrogação da malha Paulista. Então tudo isso vai ao encontro”, explicou o secretário.

Questionado sobre “o legado de seu pai”, Vuolo lembra que viu a história desde o começo, quando seu pai, o senador Vicente Vuolo “lutou” pelo sonho da ferrovia.

“Nós que amamos a nossa terra, temos a oportunidade de planejar, de pensar Cuiabá para os próximos 10 anos dentro do plano diretor, prevendo a chegada, a concretização de um terminal ferroviário que meu pai idealizou, trabalhou e lutou, durante muitos e muitos anos, que foi o seu ideal de vida. Será um momento de emoção, mas, muito mais que isso, é um momento da concretização, daquilo que ele sempre pensou, que a ferrovia não tivesse como viés apenas o transporte de cargas, mas tivesse como viés o transporte do desenvolvimento, onde as pessoas fossem as maiores beneficiadas e com certeza ao chegar a Cuiabá se estendendo até Lucas do Rio Verde, esse ideal dele vai ser materializado”, encerrou o secretário.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760