O ex-deputado federal Daniel Silveira solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para uma saída temporária durante o feriado da Páscoa, em 20 de abril. O pedido foi protocolado em 28 de fevereiro. A defesa argumentou que ele tem cumprido regularmente as determinações judiciais e, por essa razão, faria jus ao benefício.
No pedido encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, os advogados destacam o "comportamento exemplar" de Silveira, bem como seu envolvimento em atividades laborais e educacionais na prisão, fatores que teriam contribuído para sua ressocialização e para a remissão de parte da pena.
Silveira cumpre pena de 8 anos e 9 meses de reclusão por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF. Condenado em abril de 2022, teve a pena mantida após o Supremo Tribunal Federal anular o indulto concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro, sob o entendimento de que a medida beneficiava exclusivamente um aliado político.
Nas eleições de 2022, mesmo inelegível, Silveira tentou concorrer ao Senado pelo PTB, mas não obteve êxito. Além da pena privativa de liberdade, ele foi condenado ao pagamento de aproximadamente R$ 200 mil em multas.
Leia também - CNMP rejeita pedido de Emanuelzinho contra ex-procurador de Justiça de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).