05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 16 de Setembro de 2023, 11:23 - A | A

Sábado, 16 de Setembro de 2023, 11h:23 - A | A

Prefeitura de Cuiabá

Federação PT, PV e PcdoB quer apoio do PSD de Fávaro nas eleições de 2024; filiação de Botelho pode travar aliança

Federação PT, PV e PC do B acredita que possibilidade de Botelho concorrer pelo PSD pode ser entrave pela aliança

Lucione Nazareth & Giovanna Bitencourt/VGN

A Federação formada pelo PT, PV e PCdoB deve abrir diálogo em Mato Grosso com o PSB e PSD, partidos que integram a base do presidente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em busca de formar um “arco de aliança forte” visando a disputa da Prefeitura de Cuiabá em 2024.

De acordo com o deputado estadual e pré-candidato à prefeito da Capital, Lúdio Cabral (PT), o PSB é o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, e historicamente sempre foi aliado do PT nos pleitos eleitorais. Ele revelou que nos últimos dias o presidente Estadual do PSB, deputado estadual Max Russi, vem mantendo com ele [Lúdio] um “diálogo informal” sobre as eleições em Cuiabá.

“O PSB é aliado histórico do PT. É lógico que dever nosso, no momento certo, buscar diálogo com o PSB propondo a reprodução do arco de aliança nacional aqui no Estado. O PSB tem lideranças com o qual nós temos o dever de dialogar. Ao mesmo tempo o PSB tem a liberdade de construir caminho que considerar mais importante para o seu projeto aqui no Estado seja ele qual for. Seja apoiar candidatura ligada ao atual Governo do Estado, seja estar conosco [PT] no projeto de aliança nacional”, declarou o petista.

Apesar disso, Lúdio afirmou que a formação de uma aliança ainda é “muito cedo”, até porque conforme ele, a prioridade no momento é a definição do nome do candidato da Federação [formada pelo PT, PV e PCdoB] à Prefeitura de Cuiabá.

Sobre aliança do PSD, o deputado repetiu o discurso de que é cedo para falar sobre a possibilidade, mas destacou que o partido do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, tem “amadurecido” a relação em Mato Grosso com o PT e os demais partidos da Federação.

Porém, Lúdio alertou que a possibilidade do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho filiar-se ao PSD e concorrer à Prefeitura, pode fazer com que essa aliança ocorra em um eventual 2º turno em 2024.

“Vamos lutar para que a candidatura do PT ou seja de quem for da Federação vá para o segundo turno. Aí no segundo turno poderemos contar com o apoio do PSD de Botelho”, disse o deputado.

Leia Também - Deputado defende implantação do VLT em Cuiabá e classifica mudança de modal como "palhaçada"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760