O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou em entrevista neste sábado (07.10), a participação do Brasil em uma das maiores feiras da indústria de alimentos e bebidas do mundo - Anuga 2023, em Colônia, cidade a 574 km de Berlim.
Segundo Fávaro, a participação do Brasil na feira, é resultado da dedicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em restabelecer as boas relações diplomáticas com o mundo. Ele destaca, que somente pelo Ministério da Agricultura, 51 novos mercados foram abertos.
“Isso reverte em oportunidades para os brasileiros, veja, estamos aqui com 135 expositores, 240 empresários, seis pavilhões brasileiros, numa expectativa de comercialização, só nessa feira de mais de 3,5 bilhões dólares, o Brasil que nesses 9 meses só através do Ministério da Agricultura, produtos ligados ao agro, abriu 51 novos mercados de alimentos brasileiros para o mundo, é reflexo dessa boa diplomacia”, declarou Fávaro, que participa da abertura do pavilhão brasileiro na feira Anuga 2023.
De acordo com Fávaro, a expectativa é consolidar o Brasil como líder mundial na produção de alimentos, na segurança alimentar para os países amigos. “Também temos uma expectativa muito boa de que até dezembro possamos concluir a implementação do acordo do Mercosul e União Europeia, que vai fornecer muito não os produtos primários, mas sim a agro indústria. Eu tenho certeza que será também um grande marco a assinatura dessa implementação.”
Leia também: Moradores reclamam da constante falta de energia elétrica em VG
Carlos Fávaro acredita que a “grande virada de chave” do presidente Lula aconteceu quando demonstrou o seu respeito à sustentabilidade ambiental. “Temos 160 milhões de hectares de pastagens em baixa produção, é aí que o Brasil vai cresce, com metas de sustentabilidade, isso dá segurança alimentar, energética e garantia de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, essa tônica, esse compromisso brasileiro está abrindo portas pelo mundo todo.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).