O senador Carlos Fávaro (PSD) se mostrou indignado nas redes sociais nesta segunda-feira (30.03) contra a concessionária Rota do Oeste, responsável pela manutenção da BR 163, localizada em Nova Mutum (a 269 km de Cuiabá). Para o senador, não é mais possível que o mato-grossense continue pagando pedágio sem que a empresa cumpra suas obrigações contratuais.
“Até quando? Até quando teremos que ver cenas como essa? O sentimento é de indignação. Esse acidente acabou de acontecer na BR 163, próximo a cidade de Nova Mutum. Trecho da concessionária, a empresa continua cobrando pedágio e não faz as obras estruturantes”, reclamou o parlamentar mostrando imagens de um acidente envolvendo um veículo de passeio e carreta, que resultou na morte de duas pessoas.
Carlos Fávaro repreendeu a Rota do Oeste, empresa da Odebrecht Rodovias e a responsabilizou pelas mortes na BR 163. Membro da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fávaro conclui dizendo que trabalha para tirar essa empresa dessa concessão.
“Uma empresa que tem seus ativos formados na corrupção, comprovadamente. Isso é um roubo contra os mato-grossenses. Até quando vamos continuar perdendo vidas? Essas mortes devem ser debitadas na conta da Odebrecht”, declarou.
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Concessão - A empresa assumiu a concessão da BR-163 em 20 de março de 2014, por meio de um contrato de concessão firmado com o Governo Federal, com validade de 30 anos. Ao todo, 19 municípios estão compreendidos na extensão concedida: Cuiabá, e as cidades de Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, principais produtores de agrícolas do Estado campeão na produção de grãos e leguminosas.
Outro lado - A Concessionária Rota do Oeste respondeu ao VGN, por meio de nota, que ao contrário da afirmação do senador, o trabalho da Concessionária sempre contribuiu para a redução do número de mortes no trecho sob concessão da BR-163. A Rota do Oeste também atribui a imprudência como causa do acidente mencionado pelo senador.
Veja a nota na íntegra
Ao contrário da afirmação, o trabalho da Concessionária Rota do Oeste sempre contribuiu para a redução do número de mortes no trecho sob concessão da BR-163, como os números comprovam de forma enfática. Somente em 2020 houve uma queda de 31% nos registros com óbitos, se comparado com 2013, último ano em que a BR-163 esteve sob a responsabilidade do Governo Federal.
A redução é reflexo das atividades desempenhadas ao longo dos 850,9 quilômetros da rodovia, que conta com manutenção e reforço da sinalização de forma permanente, bem como a oferta de socorro médico, o que salva muitas vidas.
Especificamente sobre o acidente mencionado pelo senador, a Concessionária esclarece que as informações preliminares apontam que mais uma vez a imprudência foi a principal causa de ocorrência na rodovia, visto que houve uma invasão da pista contrária por um dos condutores envolvidos.
Sobre o contrato de concessão, a Rota do Oeste pontua que é a principal interessada na retomada das obras de duplicação, que obviamente também irão contribuir de forma importante para a segurança viária. Por isso, a Concessionária vem atuando junto ao Governo Federal em um plano para saneamento deste contrato, que passa necessariamente pela troca do controle acionário da empresa (saída do grupo Odebrecht), manutenção do patamar tarifário e pagamento das penalidades aplicadas.
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