O governador Silval Barbosa (PMDB) já definiu os nomes dos secretários de Estado que assumirão no dia 1º de janeiro, as vagas dos gestores Eder Moraes (que possui status de secretário atuando no escritório de Articulação Institucional do Governo em Brasília) e Francisco Faiad (secretaria de Administração) que deixam o staff para disputar as eleições de 2014.
No lugar de Eder Moraes (PMDB), vai assumir o administrador de empresas, Eduardo Abelaira Vizotto, que comandou a pasta desde 2009, na gestão do ex-governador e hoje senador, Blairo Maggi (PR), mas havia deixado o cargo em março, quando Eder assumiu.
Já no lugar Francisco Faiad (PMDB), que assumirá será o adjunto da pasta, advogado Pedro Elias que é sobrinho do ex-prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). Na gestão de Murilo, Pedro Elias atuou como espécie de “Coringa”. Ele foi secretário municipal de Administração, Assuntos Estratégicos, assessor jurídico da Previvag. Pedro Elias é amigo do filho de Silval Barbosa desde a campanha do peemedebista. Desde então, ele é contemplado com cargo no governo. Na época da Casa Civil, nem os colegas sabiam que Pedro Elias era servidor. Segundo fontes, ele não comparecia ao trabalho.
Quem também já anunciou que irá deixar o staff do Estado para buscar viabilizar sua candidatura a deputado estadual em 2014, e o secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal e Transportes, Francisco Vuolo (PP). Cotado para assumir a vaga de Vuolo é o chefe de Gabinete de Silval, Silvio Corrêa.
Além dos três já anunciados, mais dois devem deixar o governo, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá e o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira.
O governador concedeu prazo até 31 deste mês para que os secretários que pretendam disputar um cargo político nas eleições de 2014 peçam exoneração, caso contrário, após essa data, Silval já anunciou que não irá atender ao pedido de exoneração e o secretário ou presidente da autarquia, ficará sem disputar o pleito.
Estavam cogitados para disputar o as eleições de 2014, mas já anunciaram que não irão concorrer ao pleito é os secretários de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Allan Zanata; de Meio Ambiente, José Lacerda e o secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).