O ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Evandro Gustavo Pontes e o atual diretor, Zelandes Santiago, foram multados pelo Tribunal de Contas do Estado por má gestão e falta de transparência. Evandro - que permaneceu como diretor do DAE de 02 de janeiro a 12 de setembro de 2013 -, foi multado em R$ 9,292,96, já Zelandes foi multado em R$ 1.947,52.
De acordo com representação interna proposta pelo órgão fiscalizador contra o ex-gestor e o atual, eles deixaram de prestar contas ao TCE, em tempo hábil, das peças de planejamento do DAE/VG, Informes físicos quadrimestrais, informações até 2º Quadrimestre de 2013, cargas mensais e procedimentos licitatórios.
“Cabe ressaltar que a conduta apresentada pelos gestores caracteriza-se como desidiosa, pois enviou os informes fora do prazo regimental. Em sentido corrente, segundo os léxicos, o termo desídia significa incúria, negligência, desleixo, descaso, indolência, inércia, preguiça, etc. De efeito, infere-se que procede de modo desidioso o servidor público que desenvolve a sua função com negligência, desleixo e incúria” diz trecho da decisão do TCE.
A decisão do TCE cita ainda que “o administrador público deve agir com eficiência, visando o funcionamento regular e eficaz do órgão público, não sendo sua discricionariedade fazer ou não fazer”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).