O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), corrigiu, sua declaração anterior, sobre o número de mortes no Hospital São Benedito durante a gestão do Gabinete de Intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele revelou, com base em novos dados do Relatório Situacional da Saúde de Cuiabá, que os números são superiores aos primeiramente reportados.
Uma vistoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao hospital, conduzida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, corrigiu a informação anteriormente divulgada por Pinheiro, esclarecendo que a duplicação do número de mortes para 196 era um erro. Ricardo apontou que a falta de harmonia e desentendimentos políticos entre gestores afetam a precisão dos fatos.
Emanuel reconheceu o erro nos números ao ser questionado sobre a avaliação do TCE, admitindo que o número correto de óbitos é 202, e não 196 como anteriormente anunciado. O prefeito esclareceu ainda que os dados foram fornecidos por técnicos e lamentou a realidade apresentada.
O relatório comparativo de mortalidade em hospitais municipais mostra um aumento no número de mortes durante a intervenção, com destaque para o Hospital São Benedito, que teve um aumento de 97 mortes de 2022 para 2023.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).