07 de Setembro de 2024
07 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 20 de Julho de 2024, 08:41 - A | A

Sábado, 20 de Julho de 2024, 08h:41 - A | A

impactos econômicos

Empresária da Pesca cobra deputado por voto que leva o setor a falência em MT: “implorei para ele”

A empresária Edilaine Farias é filha do falecido proprietário da Caça e Pesca Teles Pires, “Dito da Caça e Pesca”, que atua há 36 anos no mercado da pesca

Adriana Assunção/VGN

A empresária do setor da pesca de Colíder (a 633 km de Cuiabá), Edilaine Fernandes Pereira de Farias, criticou o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) por contribuir com a falência das lojas de pesca do Estado ao votar favorável pela proibição da pesca. Ela relatou que chegou a implorar para que o deputado não votasse favorável à Lei do Transporte Zero.

“Quero falar com todo respeito ao deputado Diego Guimarães, que esteve dentro de minha loja, pediu meu voto e queria apoiar nossa classe. Ele quando vereador ele era contra o Cota Zero e agora ele votou a favor. E antes dele dar o voto eu mandei mensagem, falei com ele, implorei para ele”, declarou a empresária, durante audiência pública nesta semana.

Ela também revelou uma conversa com Diego que garantia que sua loja não seria afetada. Edilaine representa 55 lojas de 31 municípios do interior do Estado. 

Reprodução

empresária pesca

 Edilaine Fernandes Pereira de Farias

“Eu disse: Diego você vai acabar com a pesca no Estado de Mato Grosso. Ele [Diego] falou, calma minha amiga, você ainda vai me mandar mensagem dizendo que seu movimento aumentou. Portanto Diego, eu estou aqui, e quero dizer para você meu amigo que estou a ponto de fechar minha loja, 36 anos instalado em Colíder, e mais 55 lojistas do interior de Mato Grosso”, exaltou a empresária.

Edilaine Farias é filha do falecido proprietário da Caça e Pesca Teles Pires, “Dito da Caça e Pesca”, que está há 36 anos no mercado. Segundo ela, desde de a implantação da lei, que posteriormente foi flexibilizada, mas manteve a proibição da pesca das espécies com maior valor econômico, o setor passa por muitas dificuldades.

“Se isso não mudar, as nossas lojas vão fechar as portas. Nunca passamos uma dificuldade igual a essa. Eu levo aqui em nome de todos os lojistas o nosso repúdio. Sinop que é referência tem big lojas ao ponto de fechar as portas por causa de uma lei que foi empurrada goela abaixo, porque ninguém pediu a nossa opinião”, alertou a empresária.

A empresária também questionou que os impostos arrecadados do setor não fazem falta para o Governo do Estado: “São bilhões que as lojas de pesca arrecadam. Se não estamos faturando, o que estão arrecadando? Será que isso não está fazendo falta ao deputado, será que não.”

Ao todo, 15 deputados aprovaram a lei do governador Mauro Mendes (União) que proíbe a pesca de 12 espécies de peixes. Votaram favoráveis aos pescadores somente os deputados Thiago Silva (MDB), Dr João (MDB), Lúdio Cabral (PT); Wilson Santos (PSD) e Elizeu Nascimento (PL).

Leia mais: Pescadores de MT relatam sofrimento por proibição da Pesca e dizem “orar” para que governador desista da perseguição

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760