Na última terça-feira (29), o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) e a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, visitaram as obras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que já está na fase final. Essa entrega será uma vitória importante para as mulheres cuiabanas.
Idealizado pela primeira-dama, o projeto contou com o apoio de Emanuelzinho, que articulou e viabilizou mais de R$1,5 milhão para sua execução. “Esse é um espaço sonhado pela primeira-dama, uma luta que ela vem conduzindo há anos. Nosso papel em Brasília foi organizar o projeto e garantir os recursos para concretizar esse sonho em Cuiabá, que servirá para atender as mulheres cuiabanas com dignidade e respeito”, afirmou o deputado.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que Mato Grosso lidera em feminicídios no país, com alarmantes 2,5 mortes para cada 100 mil mulheres. Em resposta, o Centro de Referência chega para oferecer acolhimento psicológico, jurídico e social às mulheres em situação de violência.
Com equipes qualificadas, o Centro promete ser um espaço de acolhimento integral e humanizado. A primeira-dama compartilhou sua expectativa para a entrega prevista ainda este ano, afirmando que será um novo capítulo para as políticas públicas de Cuiabá.
“Teremos um ambiente preparado para acolher e orientar cada mulher. Este projeto vai muito além de uma simples construção; é uma ferramenta para enfrentar a violência e proporcionar um acolhimento seguro, ajudando-as a reconstruir suas vidas”, afirmou Márcia.
Pinheiro Neto reforçou que os responsáveis pelas obras têm se empenhado para acelerar a conclusão dos trabalhos, cientes da importância do projeto. “Esperamos que esse espaço seja o início de uma nova realidade, reduzindo a violência e trazendo esperança para essas mulheres. É uma semente plantada com muito carinho e responsabilidade pelo bem das mulheres cuiabanas e de Mato Grosso”, concluiu.
Além de ser uma ferramenta de proteção, o novo Centro de Referência também servirá como modelo para outros municípios, ampliando o impacto da iniciativa para mais mulheres em todo o estado.
Leia também - No primeiro discurso na Câmara após eleições, Abilio critica PT e diz que vai "governar para todos"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).