O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) lançou o programa “Vacina Cuiabá, sua vida em primeiro lugar” nesta segunda-feira (18.01) dentro do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, na Capital. O anúncio ocorreu em coletiva transmitida pelas redes sociais. "Essa campanha segue enquanto essa guerra contra a pandemia durar."
Segundo o prefeito, Cuiabá se preparou para 190 mil doses nesta fase, entretanto, extraoficialmente o prefeito foi informado que a Capital receberá somente 15 mil doses.
“Vamos começar a vacinação oficial, começará simultaneamente conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Extraoficialmente fui informado que teremos 15 mil doses, são duas doses por pessoa, o que corresponde a 7.500 pessoas vacinadas, isso significa 4% do percentual que nós preparamos nesta primeira fase. Todos aqueles profissionais de saúde que lidam com a Covid-19 em UTIs, enfermarias e pronto atendimento da rede pública e particular estarão entre as 7500 pessoas do grupo prioritário serão atendidos nessa primeira fase”, afirmou o prefeito.
Ainda durante a transmissão, também de forma extraoficial, Emanuel foi informado que Cuiabá poderá imunizar 15 mil pessoas dentro do grupo prioritário e não 7.500 pessoas como informado anteriormente.
“Está difícil planejar nesse momento, chegou outra informação extraoficial que não será 7500 pessoas, mas sim 15 mil pessoas, o que elevaria para 30 doses, mas não é oficial, mas de qualquer forma é a mesma estrutura, é a mesma linha” afirmou o prefeito.
Ao todo, Cuiabá contará com 40 vacinadores, 20 auxiliares administrativos, 15 profissionais de apoio e acolhimento e oito enfermeiros supervisores, equipe de suporte avançado, serviço de limpeza e transporte. Segundo o prefeito, a estratégia deve ser confirmada com o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (20), às 10 horas, para execução do plano de vacinação previsto no programa “Vacina Cuiabá sua vida em primeiro lugar”.
“Vai haver um polo central no Centro de Eventos do Pantanal, funcionando das 7h às 22h, de segunda a segunda, para saúde não tem feriado, não tem fim de semana, vacinação é coisa séria. Os pré-requisitos: Pré-cadastro e agendamento pelo link de cadastro no portal da Prefeitura; Atualização do Cartão SUS via aplicativo ConecteSUS ou em unidade de saúde da atenção primária mais próxima da residência.
Emanuel ainda cogita criar uma sala de situação para apoio ao programa de vacinação para monitorar semanalmente as ações: “Estou avaliando com a coordenação do Plano Nacional de Vacinação e com a secretária de saúde, a necessidade de criar uma sala de situação ligada diretamente ao gabinete do prefeito, que vai ser uma vez por semana com todas as secretarias e as instituições envolvidas. Possivelmente eu devo anunciar a criação de uma sala de situação ligada diretamente ao gabinete do prefeito para avaliar semanalmente toda estrutura necessária”, destacou Emanuel.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).