05 de Outubro de 2024
05 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 07 de Julho de 2024, 14:31 - A | A

Domingo, 07 de Julho de 2024, 14h:31 - A | A

Educação municipal

Emanuel cede à pressão e escolha de lista tríplice de diretores será pelo próximo prefeito

Botelho e o Sintep Cuiabá sugeriram que as nomeações dos diretores sejam feitas pelo próximo prefeito da Capital

Adriana Assunção & Lázaro Tor/VGN

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) cedeu à pressão e decidiu encaminhar à Câmara Municipal uma emenda ao projeto de gestão democrática e organização das unidades educacionais da rede de ensino de Cuiabá, que permite a nomeação da lista tríplice para a função de diretor pelo próximo prefeito.

O projeto, que também regulamenta as eleições de diretores de escolas municipais, foi alvo de críticas dos vereadores e também do pré-candidato à prefeito de Cuiabá, deputado Eduardo Botelho (União). O texto inicial prevê o processo eleitoral e as nomeações de secretário, coordenador e do diretor da lista tríplice seja ainda neste ano, ou seja, ainda na gestão do emedebista.

Após as críticas, o presidente do Sintep Subsede de Cuiabá, Jesuel Ferreira da Silva, se reuniu com a Secretaria de Educação e ficou acordado, que o Poder Executivo vai devolver o projeto à Câmara na segunda-feira (08.07) com a emenda sugerida.

Em entrevista ao , Helena Maria Bortolo, membro da diretoria do Sintep Subsede de Cuiabá, informou que a nova redação prevê que a nomeação e posse será feita na primeira quinzena de janeiro de 2025.

“Para o diretor será indicado a lista tríplice, o novo prefeito terá o direito a escolha. Claro, que nós enquanto Sindicato, vamos defender a escolha do primeiro. Esse projeto é importante para se adequar à lei nacional e para dar fim às indicações políticas. E também a não aprovação do projeto implica na perda de R$ 25 milhões para a Educação Municipal. Vamos mobilizar pela aprovação do projeto”, declarou Helena.

Questionada sobre a data da eleição, Bortolo afirmou que foi feito um “pacto de entidades” para que a eleição aconteça depois das eleições. “Pelo bem da Educação, a eleição é seletiva, acontecerão somente depois das eleições municipais para não ter nenhuma contaminação”.

Críticas de pré-candidato

O deputado estadual Eduardo Botelho (União), pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, manifestou nessa quinta-feira (04.07) contra o projeto enviado à Câmara, que prevê a escolha da lista tríplice para a função de diretor ainda na gestão do atual prefeito. Segundo Botelho, seu posicionamento é a favor da gestão participativa, das eleições nas escolas, mas defendeu que coincida com o mandato do novo prefeito para cumprimento de metas.

“Se esses diretores forem decididos pelo próximo prefeito, Blz, eu sou a favor. Inclusive faz parte do nosso plano colocar a gestão participativa nas escolas, agora não dá para quem está saindo [Emanuel Pinheiro] nomear os diretores. Ele [o diretor] não vai ter compromisso nenhum com o que estamos propondo aqui. Isso não vamos aceitar”, avaliou o pré-candidato, que discutia plano de Governo com a categoria.

Leia também: Câmara de Cuiabá regulamenta pagamento de prêmio saúde da enfermagem

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760