Em retaliação a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que pretende ser primeira secretária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governador Mauro Mendes (União) exonerou o titular da secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro, nesta terça-feira (23.07).
O secretário era indicação da deputada estadual, até o momento aliada do governador. Mauro não viu com bons olhos a tentativa da parlamentar de alçar voos maiores na Assembleia Legislativa. Além de ser mais uma entre as inúmeras figuras políticas do Estado mal vista pela primeira-dama Virgínia Mendes, Janaina pode competir pela mesma vaga que Mauro Mendes deseja: a cadeira mato-grossense no Senado em 2026.
No "passaralho" da Seaf também foram exonerados o secretário adjunto, Clóvis Figueiredo Cardoso, o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Talvany Neiverth e a chefe de gabinete Emanuelle Rosendo, além do assessor jurídico Ricardo Antônio Lamonica Israfael Pereira.
Por meio de nota, o Palácio Paiguás afirmou que a exoneração tem como objetivo fazer uma "correção de gestão".
Fontes ouvidas pela reportagem do indicam que o objetivo do governo é, na verdade, tentar obrigar Janaina Riva a ir para a oposição ao governo. Na avaliação de Mauro e seus asseclas, a deputada causa menos prejuízo na oposição do que na primeira-secretaria.
Além da exoneração, o governo também pretende realizar ações que visem macular a imagem dos antigos aliados do MDB ligados a Janaia, com o objetivo de atingir diretamente a deputada.
Leia mais: Governador se irrita com jornalistas ao ser questionado sobre violência em MT: "morre em todo lugar"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).