25 de Fevereiro de 2025
25 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 16:49 - A | A

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 16h:49 - A | A

Para conter gastos

Em Jaciara, prefeita reduz o próprio salário, da vice, de secretários e comissionados

Salários foram reduzidos em 20%

Redação VGN

Lenine Martins / Sesp-MT

Jaciara mt

 Jaciara amarga prejuízos deixados pela gestão passada

 

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB) reduziu em 20 % o próprio salário, o da vice, dos secretários, e comissionados, a partir de 1º de julho até 31 de dezembro deste ano. A medida está prevista no decreto 3667/2021, assinada pela prefeita e pelo secretário de Administração e Finanças, Alexandre Russi.

Segundo Alexandre Russi, o município herdou uma dívida no valor de R$ 27 milhões da gestão passada e em razão disso, Jaciara amarga prejuízos. Desse total, R$ 4 milhões já foram pagos pela nova administração.

Medidas de economia também foram aplicadas, no entanto, Andréia ressalta que ainda é necessário fazer novos ajustes para tirar Jaciara do vermelho sem precisar demitir funcionários. A arrecadação da cidade, conforme a gestora, é insuficiente para arcar com as despesas fixas do município.

"Foi a forma que encontramos após muitos estudos e reuniões com o nosso secretariado. As auditorias também apontam para esse caminho. Não é uma situação confortável para ninguém, porém, pior que reduzir é demitir e todo mundo precisa trabalhar para garantir seu sustento. Queremos tranqüilizar todos os colaboradores de que essa medida é temporária e logo tudo voltará à estabilidade", destacou a prefeita.

Trecho do decreto, diz que "as medidas apresentadas visam melhor adequar essas situações à realidade econômica-financeira de Jaciara, sem prejuízo da prestação de serviços perante a coletividade".

A medida tem como base o artigo 169, inciso 3º e 4º da Constituição Federal que trata das medidas a serem tomadas pelo gestor público para adequação das despesas com pessoal nos parâmetros e limites estabelecidos pela Lei Complementar nº 101/2000. Resumindo, o limite máximo com gastos de pessoal é de 54%.

Leia também: Deputada mais votada de MT se licencia para dar "chance" para suplente assumir vaga

Segundo Alexandre, o município ultrapassou os limites integral e prudencial estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação aos gastos com pessoal que atingiram os percentuais de 64,35% .

"Medidas como contenção de gastos do Poder Executivo Municipal e outras providências são algumas ações para vislumbrarmos mais adiante um equilíbrio fiscal. Fizemos todos os cálculos possíveis e imagináveis e realmente não tivemos outra saída para tirar Jaciara do vermelho. Nosso intuito é recolocar Jaciara nos trilhos e estamos trabalhando muito para que isso, de fato, aconteça", diz o secretário.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760