19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 10 de Março de 2020, 16:02 - A | A

Terça-feira, 10 de Março de 2020, 16h:02 - A | A

vice-presidente

Em Cuiabá, Mourão fala sobre eleição ao Senado e suposta fraude eleitoral

Sarah Mendes/VG Notícias

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), que esteve em Cuiabá tratando a respeito de assuntos relacionados à Amazônia Legal, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (10.03), onde comentou a respeito da eleição suplementar ao Senado, condutas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro e suposta fraude nas eleições presidenciais de 2018. 

Mourão chegou em Cuiabá nessa segunda (09), e o objetivo da viagem do presidente em exercício durante viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos é tratar a respeito do Conselho da Amazônia Legal, que engloba Mato Grosso, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins e Maranhão.

Na última sexta (06), Bolsonaro afirmou à imprensa que irá apoiar uma candidata mulher na eleição suplementar ao Senado, esta seria a tenente-coronel Rubia Fernanda de Oliveira Santos, pré-candidata pelo Patriotas. Questionado, Mourão afirmou que, pelo fato de seu partido não ter, até o momento, qualquer candidato para disputar a cadeira do Senado, antes ocupada pela senadora cassada Selma Arruda, ele irá aguardar um posicionamento efetivo de Bolsonaro.

“Estou aguardando o posicionamento efetivo do presidente da República. Não é uma tarefa que esteja, digamos assim, no meu expor principal agora, porque as minhas energias estão voltadas para assessorar o presidente nessa questão do Conselho da Amazônia”.

Conforme explicou, em primeiro momento, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançaria um candidato à eleição suplementar, no entanto, isso não foi possível devido a um erro na assinatura da ficha.

Mourão comentou ainda sobre uma declaração dada por Bolsonaro nessa segunda (09), durante evento com apoiadores em Miami, nos Estados Unidos. À ocasião Bolsonaro disse acreditar que as eleições presidenciais de 2018 foram fraudadas, no entanto, nenhuma prova foi apresentada por ele: “Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar”, disse Bolsonaro.

Sobre o assunto, Mourão disse ter tomado conhecimento dessa fala de Bolsonaro através da imprensa e afirmou não ter nada a acrescentar. O vice-presidente disse acreditar ainda que Bolsonaro estava se referindo ao fato das eleições brasileiras serem realizadas por meio de urnas eletrônicas, sem a possibilidade de impressão do voto.

“Eu lembro que durante aquele período da eleição de 2018 ocorreu muita discussão a respeito da questão da urna eletrônica e do voto impresso. Acho que o presidente quis se referir mais à isso aí. Vale lembrar que há algum tempo ele já tinha conseguido aprovar, em 2015, um projeto de lei que tornava obrigatório o voto impresso e depois foi derrubado, porque poderia identificar o voto da pessoa. Então acho que o presidente levou mais a discussão por esse lado”, disse.

O vice-presidente comentou ainda sobre a postura de Bolsonaro de levar o humorista Carioca para responder perguntas a respeito do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu apenas 1,1% em 2019. Se esquivando da resposta, Mourão afirmou que não compete à ele julgar o presidente publicamente. Ele ainda acrescentou que apesar dessas atitudes tomadas por Bolsonaro, seu trabalho não está sendo prejudicado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760