16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 21:19 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 21h:19 - A | A

disputa eleitoral

Eduardo Botelho vira alvo de adversários em primeiro debate nas eleições em Cuiabá

Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) deixaram poralização de lado para transformar Botelho em alvo

Lázaro Thor/VGN

O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá, realizado nesta terça-feira (20/08), foi marcado por ofensas mútuas entre os participantes e foco no candidato que lidera as pesquisas: Eduardo Botelho (União). O deputado virou alvo dos demais candidatos, sobretudo de Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL).

Domingos Kennedy (MDB) correu por fora na disputa, com menor presença nas trocas de farpas, mas defendendo a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O debate, que foi realizado pelo site da TV Centro América, proíbe a troca de ofensas. Ainda assim, os candidatos comentaram sobre acusações de corrupção e sobre contratos com a Prefeitura de Cuiabá. O candidato Eduardo Botelho pediu direito de resposta, e os dois pedidos foram negados.

Lúdio x Botelho

O primeiro embate ocorreu entre Lúdio e Botelho quando, questionado por Abílio, o petista lembrou a discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) após a apresentação de um projeto de lei para transformar o Bus Rapid Transit (BRT) em R$ 1,00.

"O Estado iria entregar de presente o BRT para as empresas de ônibus até 2037, uma mega-sena por ano. Nós denunciamos este contrato e apresentamos um projeto de lei", comentou. "Infelizmente, o deputado Eduardo Botelho se desequilibrou em plenário. Foi muito lamentável, foi uma postura muito triste. É importante a população estar sempre atenta a isso", comentou Lúdio.

A fala provocou o primeiro direito de resposta solicitado por Botelho, que não foi atendido pela organização do debate.

Abilio x Botelho

Após discussão sobre supostas acusações de corrupção, Botelho realizou novo pedido de resposta, que também foi negado. Em seguida, Botelho afirmou que Brunini teria "roubado a igreja", o que levou o deputado federal a fazer o seu primeiro pedido de resposta, que foi concedido pela direção. Em sua fala, Abilio disse que Botelho deveria "pedir desculpas à igreja Assembleia de Deus".

"Eu posso ceder esse um minuto ao Botelho por ele ter me ofendido dessa forma tão baixa? Você não é desse jeito, Botelho", afirmou o candidato.

Na segunda rodada do debate, Abilio voltou a provocar ao afirmar sobre "loteamentos" de cargos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). Botelho contra-atacou ao afirmar que Abilio deseja colocar "câmeras" nas repartições públicas. Segundo o deputado, Brunini "desrespeita" o servidor. 

"Você acha que todo servidor público é bandido, é ladrão, respeita o servidor público, tudo que tem nesse Estado é graças a vida dessas pessoas", afirmou. 

Lúdio e Abilio 

A relação entre Lúdio e Abilio foi marcada pelo cavalheirismo. Os dois candidatos realizaram pouquíssimos embates e falaram sobre propostas de forma mais amena. 

Em uma das falas, Abilio chegoua dizer que faria pergunta para Lúdio sobre saúde porque seria um assunto que ele "entende". 

Os dois também comentaram sobre suas propostas em "dobradinha" quando o assunto foi transporte público. Momento que Abilio e Lúdio utilizaram para falar do BRT. 

Momento raro de atrito entre os dois ocorreu no penúltimo bloco do debate, quando Lúdio brincou que Abilio copiava suas propostas na área de mobilidade urbana. Em resposta, Brunini afirmou ao petista que possui "duas especializações em mobilidade urbana". 

Leia mais: VG Notícias divulga pesquisa eleitoral de prefeito e vereador nesta quarta-feira (21)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760