A vereadora Edna Sampaio (PT) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (04.05) o Projeto de Lei 005/2021, que institui e define diretrizes para a política pública “Menstruação sem Tabu”, de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos, no âmbito de Cuiabá.
“A questão da menstruação precisa ser discutida e debatida por esta Casa de uma forma bastante ampla. A pobreza também incide sob os corpos das mulheres na forma da pobreza menstrual, isso significa que as mulheres mais pobres não têm acesso a absorventes higiênicos, acarretando uma série de dificuldades à saúde da mulher, gerando doenças. Nosso projeto visa que o Poder Público disponibilize absorventes higiênicos para as mulheres e para as meninas adolescentes nas escolas”, explicou a parlamentar durante a sessão.
O tema foi destaque no Fantástico nesse domingo (2) após pesquisa coordenada pela antropóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mirian Goldenberg revelar que uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar absorvente. A pesquisa entrevistou mulheres de todo o Brasil entre 16 a 29 anos para pesquisar sobre a pobreza menstrual.
Após a repercussão nacional do tema, a deputada Janaina Riva (MDB) destacou o projeto do deputado Sílvio Fávero – falecido em decorrência da Covid-19. Após a morte de Fávero e ajustes no projeto, Janaina como coautora do texto, “abraçou a causa” e prometeu votar o projeto ainda essa semana: “Que nós sejamos o primeiro Estado a fazer a distribuição gratuita de absorvente.”
“Em 2019 aprovamos na Assembleia, mas o governador vetou na época e não conseguimos derrubar o veto. Antes de falecer o Silvio reapresentou o projeto com algumas modificações e com a minha coautoria. Agora vou lutar para que esse projeto seja votado ainda esta semana e conto com o apoio de todas nós mulheres, que temos de tocar neste assunto, falar sobre isso e quebrar esse tabu”, declarou a deputada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).