25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 07 de Julho de 2020, 14:53 - A | A

Terça-feira, 07 de Julho de 2020, 14h:53 - A | A

Voucher

Deputado instiga professores a pressionarem Mendes por auxílio retroativo: "lei já foi promulgada"

Adriana Assunção/VG Notícias

Após a derrubada de veto, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM) promulgou a lei que garante auxílio emergencial aos professores interinos do Estado de Mato Grosso. Segundo o deputado Valdir Barranco (PT), a Assembleia Legislativa aguarda o pagamento do benefício pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT).

“Os professores interinos que são do segundo calendário da Seduc, que são aqueles alcançados pela Lei 11.157, que é a Lei originada a partir do PL nº 365/2020, aprovada em 1ª e 2ª, que recebeu um substituto que gerou um auxílio emergencial, o governador vetou, depois derrubamos o veto, Mauro Mendes não sancionou novamente e coube ao presidente Eduardo Botelho promulgação tornando a Lei nº 11.157, que obriga o Estado a pagar cerca de 2500 professores, o texto da lei está claro em dizer quem são esses profissionais, são aqueles que já tinham contando ponto antes do dia 23 de março”, explicou.

Valdir Barranco convida a categoria a pressionar o Governo Estadual para cumprir a lei e pagar os professores de forma retroativa: “Precisamos fazer pressão para que o governador Mauro Mendes comece a pagar, inclusive com data retroativa ao mês de março; quando começamos a enfrentar a calamidade provocada pela pandemia do novo coronavírus”, destacou. Leia mais - Botelho defende e deputados derrubam veto do auxílio emergencial aos professores: "Não podemos nos calar"

O parlamentar também afirmou que a Assembleia Legislativa é protagonista no processo de retomada das aulas, previstas para ocorrer no dia 3 de agosto de forma virtual.

“A aulas presenciais só voltarão a ocorrer quando a Comissão Especial de Volta Às Aulas (ALMT) tiver a certeza da segurança sanitária para toda comunidade escolar. Estudos ainda estão em andamento; portanto, não há data prevista para o retorno às salas de aula como sugerem alguns veículos de comunicação”, disse.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes, anunciou que o Estado planeja chamar interinos e fazer aulas não-presenciais. Segundo o comunicado feito pelas redes sociais, o Estado planeja retomar as aulas por meio de aulas não-presenciais (online e offline), a partir do dia 3 de agosto. No entanto, a ideia ainda seria discutida com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeitos e comunidade escolar nesta semana.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760