O deputado estadual João José, conhecido como Dr. João (MDB), após uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, anunciou que, considerando os atuais dados sobre a Covid-19 em Mato Grosso, não se faz necessária a formação de uma comissão de saúde na Assembleia Legislativa do Estado (ALMT) similar à estabelecida no auge da pandemia em 2020.
Durante o encontro, foram apresentados dados indicando que apenas 8% da população mato-grossense completou o ciclo vacinal contra a doença respiratória. Dr. João enfatizou a importância de a população seguir as orientações de prevenção, como o uso de máscaras e a evitação de aglomerações, além de incentivar a vacinação.
Os números revelam que, de janeiro a fevereiro de 2024, Mato Grosso registrou 9.594 casos de Covid-19, com 3.843 pessoas em monitoramento e 5.669 recuperadas. O Estado também contabilizou 24 óbitos decorrentes do vírus.
Contudo, mesmo diante dessa situação, Dr. João salienta que a decisão de cancelar ou não o Carnaval caberá aos prefeitos de cada município, dependendo da evolução dos casos em suas localidades. “A vacinação está disponível em todos os postos [de saúde]. As pessoas devem se vacinar e tomar as precauções necessárias. Agora, se tiver algum problema, aumentar demais em algum município, a responsabilidade é do prefeito e ele tomará a atitude que ele quiser”, pontua o deputado.
Leia também: Deputado cita investimentos e pede cautela sobre cancelamento de carnaval em MT por causa da Covid
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).