O projeto que cria o “Programa Formatura Estudantil Social” em Mato Grosso, destinado à participação dos estudantes da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade, é aprovado pela Assembleia Legislativa.
O autor do projeto, deputado estadual Fabinho (PSB) afirma, "que um momento tão importante dos estudantes, que é a formatura", merece o apoio do Poder Público. O Programa também é destinado aos estudantes que concluem cursos técnicos profissionalizantes, faculdades e universidades, em cerimônia de curso para estudantes concluintes.
“Temos muitos estudantes que concluem a formação, seja uma faculdade, o ensino médio, um curso, e estão em situação de vulnerabilidade e não tem condições de financeiras de arcar com os custos da festa de despedida da turma. Eu acredito, que em um Estado tão rico como o nosso, podemos garantidamente ajudar”, afirmou o deputado.
Consta entre os objetivos do projeto, que ainda passará por 2ª votação, a ampliação do acesso de alunos e estudantes hipossuficientes na participação das formaturas de colação de grau, baile e demais eventos concernentes ao evento, bem como, contribuir com o atendimento às necessidades básicas e de incentivo à formação acadêmica, visando o desenvolvimento integral dos estudantes no processo educacional.
Ainda segundo a norma, o Programa deve disponibilizar para os formandos, no mínimo: local adequado para a cerimônia; número de convidados será estipulado a partir do número de formandos e conforme a capacidade do local; convites; decoração interna e externa dos locais de realização do evento; estúdios fotográficos compartilhados por todos os formandos; sonorização do ambiente; garantir pelo menos quatro fotos digitais de cada formando (a) e duas impressas; becas completas para uso de outorgados e homenageados nas solenidades.
O projeto ainda deverá ser apreciado em 2ª votação.
Leia também: Ministro de Minas e Energia descarta horário de verão: “Não é necessário”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).