O deputado estadual, Xuxu Dal Molin (PSC), chamou o povo Francês de “babacas” e que os artistas do Rio de Janeiro “cheiram merda”, em alusão as críticas as queimadas na floresta Amazônica no qual está inserido Mato Grosso.
Autoridades e celebridades vem criticando a falta de política para combate as queimadas na Amazônia, entre os críticos estão: presidente da França, Emmanuel Macron (que inclusive causou polêmica com o presidente Jair Bolsonaro), e artistas como as cantoras Anitta, Elza Soares, Luisa Sonza; os cantores Caetano Veloso e Luan Santana; o jogador Daniel Alves, e as atrizes Taís Araújo e Leandra Leal.
Na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (28.08), o deputado Xuxu Dal Molin afirmou que Mato Grosso está dando exemplo para o Brasil sobre a integração de forças no combate aos incêndios, e que o país, de forma geral, dá exemplo sobre cuidado e preservação da Amazônia, das reservas e a produção sustentável.
Em sua fala, ele alfinetou o Governo Francês: “Nós poderíamos doar 1 milhão de mudas para o Governo Francês plantar naquele país. Eu acho que eles não têm moral para falar. Eu fiquei consternado quando queimou a Catedral de Notre-Dame, e esses babacas vem falar que as nossas florestas estão em chamas”.
Segundo ele, Mato Grosso é um Estado “maravilhoso” para morar e disparou que artistas do país, principalmente do Estado do Rio de Janeiro, primeiro deveria cuidar dos problemas daquele Estado para depois oferecer ajuda. “Agora quero pedir para os artistas, principalmente do Rio de Janeiro, eles vão continuar cheirando merda lá na Baia de Guanabara quando você vai para o aeroporto do Galeão. Vai continuar. Eles tiveram uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, e mentiram para o Brasil e para mundo que iriam recuperar a baia, e agora vem falar bobagem aqui. Apoio é bem-vindo artistas, mas cuidem primeiro da casa de vocês. A nossa casa está limpa. Eu tomo banho nos rios aqui e bebo água sem ter que filtrar. Vocês não fazem isso!” alfinetou.
Ao final, o parlamentar afirmou que o problema ambiental no Brasil não está nas lavouras, nos campos ou nas florestas, e sim nas grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo. “Cuidem primeiro da casa de vocês e depois que fizer o dever de casa, venham aqui ajudar. Tem queimada aqui todo ano porque tem seca. E nós temos que coibir sim nas rodovias e nas cidades”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).