O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) designou o deputado Mário Heringer (PDT-MG) como relator da Representação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em desfavor do deputado federal mato-grossense, Abilio Brunini (PL), por suposta fala transfóbica.
Com a designação nessa segunda-feira (11.09), relator deverá preparar um parecer para o arquivamento ou a continuação da investigação, que poderá cassar ou não o deputado mato-grossense.
Consta da representação protocolada em 11 de julho de 2023 por suposta quebra decoro parlamentar, que Abílio ao fazer uma declaração dirigida à deputada Erika Hilton (PSOL-SP), no dia 11 de julho, durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 08 de janeiro, praticou homotransfobia e violência de gênero contra a parlamentar.
O trecho da sessão foi acrescenta na representação: Após a manifestação de ódio, o Presidente da Comissão, Deputado Arthur Maia, anunciou uma investigação sobre o caso: "Eu solicito à secretaria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que envie para a polícia legislativa a cópia dessa filmagem para que se faça uma apuração, disse Maia.
Leia mais: Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Abílio Júnior por suposta fala transfóbica
Em agosto deste ano, Abílio Júnior afirmou ao , que a acusação é infundada e não irá prosperar. Ele alega falta de provas. “Temos o parecer da polícia sobre a situação".
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).