O deputado estadual Wilson Santos (MDB) avalia que o colega de parlamento, Eduardo Botelho (União), poderá reverter a votação na Assembleia Legislativa em benefício dos pescadores. Botelho está licenciado e retornará à Presidência da Casa de Leis estadual na próxima segunda-feira (12.06), com a missão de articular junto às lideranças uma solução para o impasse.
Wilson Santos espera que Botelho auxilie na construção de uma solução que não resulte na extinção de uma categoria que existe "desde antes de Jesus Cristo aparecer". O Projeto de Lei nº 1.363/2023 que proíbe por cinco anos a pesca, o armazenamento, o transporte e a comercialização de pescado no Mato Grosso foi aprovado em 1ª votação nessa sexta-feita (02).
"O deputado Botelho é comprometido com essa categoria. Ele já enviou mensagens sinalizando sua atuação. Se a segunda votação não ocorrer, é porque ele já está em campo. Mesmo não estando atualmente em seu mandato, Botelho já está trabalhando nessa questão. Ele é de Livramento, aqui de Jangada, é um de nós, de Cuiabá e Várzea Grande. Ele conhece as dificuldades enfrentadas pelos pescadores como profissionais. Ele compreende a importância dessa cadeia econômica para a Baixada Cuiabana", declarou Wilson Santos.
Sobre a condução da deputada Janaina Riva (MDB) em relação ao projeto, Wilson Santos aliviou. “A deputada agiu como uma magistrada, imparcial, conduziu a sessão regimentalmente, de forma perfeita.”
Botelho - Já o deputado licenciado Eduardo Botelho (União), prometeu durante entrevista à imprensa tomar um posicionamento sobre a proposta. "Quando voltar irei tomar uma posição em relação a isso. Vamos estudar o que vamos fazer junto com os deputados. Se vamos votar de uma vez, se vamos melhorar o projeto, se vamos fazer modificações. Estudarei isso no momento que voltar. Já tivemos algumas conversações, alguns entendimentos. O entendimento com presidente Janaina foi para não colocar o projeto para votar em segunda, porque ela poderia fazer isso, encerrar a discussão. Então, a meu pedido ela não colocou em votação em 2ª, para aguardar minha volta, para trabalharmos nesse projeto."
Leia mais:
Com cinco votos contrários, deputados aprovam projeto que proíbe pesca em MT
Contra proibição da pesca por 5 anos, Wilson alerta que AL irá se transformar em Casa dos Horrores
Ribeirinho ironiza auxílio do Governo Mendes e manda ele tentar sobreviver com três salários mínimos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).