22 de Abril de 2025
22 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
22 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 15:28 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 15h:28 - A | A

NO CONGRESSO

Deputada quer incluir remédio no SUS que custa R$ 30 mil para tratar câncer raríssimo

Medicamento só é fornecido pelo SUS por meio de decisão judicial

Lucione Nazareth/VGN

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove na próxima quarta-feira (11.05) audiência pública para discutir a inclusão, no Sistema Único de Saúde (SUS), de medicamento contra a mielofibrose.  

A mielofibrose é um tipo raro de câncer que afeta as células responsáveis pela produção de sangue na medula óssea. A doença atinge principalmente idosos. A incidência é de 1 caso a cada 200 mil pessoas. A doença atinge principalmente idosos acima de 65 anos e tem como principais sintomas anemia, inchaço do baço e do fígado, sudorese, febre, desânimo entre outros. A sobrevida é de 2 a 5 anos em média. 

O medicamento para tratamento da doença custa mais de R$ 30 mil, e atualmente só é fornecido por meio de decisão judicial.  

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) negou em 2020 a inclusão do Ruxolitinibe na rede pública de saúde, alegando que a droga era paliativa e não apresentava custo-benefício. Em 2022, voltou a analisar o assunto. Dessa vez, recomendou a realização de uma consulta pública, mas sinalizou um novo parecer desfavorável.  

Recentemente, a deputada federal, Flávia Morais (PDT-GO), solicitou o pedido de audiência para avaliar a inclusão do remédio. Segundo ela, o SUS não dispõe hoje de métodos terapêuticos satisfatórios para o aumento da sobrevida e da qualidade de vida dos pacientes com mielofibrose.  

A deputada defende a inclusão na rede pública do remédio Ruxolitinibe, já aprovado pela Anvisa e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Esse medicamento é a única alternativa eficaz para pessoas inelegíveis ao transplante de medula óssea, o que ocorre especialmente pelo avanço da idade", disse Flávia Morais.

Leia Também - Mendes e Kalil entregam mais de 900 escrituras de imóveis para famílias em VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760