A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17.09) novamente aponta vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nas eleições de 2022.
“Se a eleição fosse hoje, o petista teria 44% do total de votos no 1º turno, em um cenário em que o atual ocupante da cadeira, Jair Bolsonaro (sem partido), ocuparia a segunda posição, com 26% das intenções de voto. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, João Doria (PSDB), com 4%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Há 11% que votariam em branco ou nulo, e 2% não opinaram”, cita dados da pesquisa.
Mesmo com a entrada do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) – postulantes a uma terceira via na disputa presidencial - a pesquisa aponta “que não muda preferência por petista e presidente Bolsonaro.”
Na disputa em que Eduardo Leite é o candidato do PSDB, Lula lidera com 42%, Bolsonaro fica em segundo, com 25%, e na sequência aparecem Ciro (12%), Mandetta (4%) e o governador gaúcho (4%). Votariam em branco e nulo, se os candidatos fossem estes, 11%, e 2% preferiram não opinar.
Leia também: Damares diz não conhecer caso Pivetta, mas alerta: "Violência doméstica não tem profissão, nem classe social"
Já na pesquisa de intenção de voto espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos brasileiros, Lula é citado por 27% (ante 26% em julho deste ano), Bolsonaro, por 20% (eram 19% no último levantamento), e Ciro, por 2%. Há 10% que declaram espontaneamente voto em branco ou nulo, e 38% não citaram nenhum nome (em julho, 42%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro – em um universo da população brasileira com 16 anos ou mais - foram realizadas 3667 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 190 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, no nível de confiança de 95% - que ouviu 3.667 eleitores presencialmente em 190 cidades.
2º TURNO - Nas simulações de 2º turno para a disputa presidencial realizadas pelo Datafolha, Lula vence todos os adversários com quem é confrontado, e Bolsonaro perde para todos. Já em uma disputa contra Dória, o petista teria 55% dos votos, e o tucano, 23%. Neste cenário, 22% votariam em branco ou nulo, e 1% não opinou.
“No embate entre o petista e o atual presidente, Lula tem 56% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Há ainda 13% que votariam em branco ou nulo, e 1% não opinou”, cita.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).