03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 06 de Maio de 2020, 11:05 - A | A

Quarta-feira, 06 de Maio de 2020, 11h:05 - A | A

CÂMARA DE CUIABÁ

CPI do Paletó aprova convite para Pinheiro se explicar sobre fatos investigados; Riva é convocado para depor

Riva deve contar sobre suposto pagamento de "mensalinho" a deputados

Lucione Nazareth/VG Notícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI do Paletó) aprovou na manhã desta quarta-feira (06.05) o convite ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para comparecer à Casa e esclarecer os fatos que são alvos de investigação por suposta quebra de decoro e obstrução da Justiça.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Marcelo Bussiki (PSB), o convite ao prefeito é uma forma dele apresentar sua defesa sobre os fatos investigados, como também garantir o direito a ampla defesa e ao contraditório assegurado por lei a todos os investigados. “É uma oportunidade para ele se defender. Vamos fazer o convite e caberá ele e os seus advogados decidir se vem ou não na CPI conta sua versão dos fatos”, declarou o parlamentar.

Na reunião, os membros da Comissão aprovaram a convocação do ex-deputado José Riva para que ele revele sobre o suposto esquema de “mensalinho” na Assembleia Legislativa e outros pagamentos de propina aos deputados. “O ex-governador Silval quando esteve aqui disse que Riva poderia contar mais sobre as propinas recebidas pelos deputados. Como ele fez delação premiada contando tudo, então entendemos ser importante a vinda dele aqui para esclarecer sobre os fatos” justificou o presidente da Comissão.

O empresário o Marco Polo Pinheiro, mais conhecido como Popó, irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, também será convocado a depor; assim como perito pericial Alexandre Perez - responsável pela transcrição do áudio gravado por Alan Zanatta no qual Sílvio Cesar Correa negou que Emanuel tenha recebido a propina. O citado áudio e a transcrição foram apreendidos na casa do prefeito durante a Operação Malebolge, 12ª fase da Operação Ararath.

Além deles, foi aprovado ainda a convocação de uma pessoa chamada Cleberson – conhecido como Coxinha (motorista que teria levado Zanatta para conversar com Sílvio Côrrea). As datas dos depoimentos serão definidas nos próximos dias pelos membros da CPI.

Aproveitamento dos documentos

Na reunião da CPI, os membros ainda aprovaram requerimento do relator da Comissão, vereador Toninho de Souza (PSD), que requer aproveitamento dos documentos da antiga CPI do Paletó (aberta em 2017) e requer o compartilhamento de documentos atualizados das investigações por parte do Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Ministério Público Federal sobre os fatos alvo da Comissão.  

Os pedidos de compartilhamento das informações devem ser enviados nos próximos dias aos órgãos de controle.  

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760