O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram nesta segunda-feira (08.06) parceria para efetuar cadastramento de pessoas em condições vulneráveis e que não tenham acesso à internet, para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.
Segundo o Governo, o cadastramento começa nesta terça-feira (09.06) nas agências dos Correios, e a previsão é de realizar até 27 milhões de atendimentos. O cadastramento será feito gratuitamente.
Nas agências dos Correiso para pedir o cadastramento o interessado deve apresentar os seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular; dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
Para aqueles que não possuem conta em nenhum banco será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Após isso, a pessoa poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência dos Correios após o prazo previsto de 10 dias para a conclusão da análise, mas para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício.
O acompanhamento da liberação do benefício também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.
Na página dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
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