12 de Novembro de 2024
12 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 31 de Maio de 2023, 13:48 - A | A

Quarta-feira, 31 de Maio de 2023, 13h:48 - A | A

"cota zero”

Contra proibição da pesca por 5 anos, Wilson alerta que AL irá se transformar em Casa dos Horrores

A mensagem do Governo quer proibir o transporte, armazenamento e comercialização do pescado oriundo da pesca em rios de Mato Grosso

Adriana Assunção/VGN

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) alertou nesta quarta-feira (31.05) que a Assembleia Legislativa (AL/MT) poderá se transformar na nova Casa dos Horrores do Estado de Mato Grosso. A crítica do parlamentar foi ao se posicionar contra a votação em regime de urgência a mensagem governamental, que proíbe pesca por 5 anos nos rios de Mato Grosso. 

O projeto de autoria do governador Mauro Mendes (União) proíbe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado oriundo da pesca em rios de Mato Grosso. A mensagem governamental classificada pelos parlamentares como "a volta da cota zero”, estabelece a proibição pelo período de cinco anos, contados a partir de 01 de janeiro de 2024.

“O projeto não tem estudo técnico para suspender a pesca durante cinco anos em Mato Grosso. Vamos mobilizar os pescadores, vamos mobilizar as 22 colônias e espero que os deputados tenham consciência nesse voto, para não votar contra os pobres, contra aqueles que estão com as mãos calejadas para trazer o sustento de suas famílias. São pescadores que de madrugada enfrentam serpentes, cobras, onças e jacarés para sustentarem suas família. Esse voto não tem necessidade de urgência, porque a urgência se a proposta irá entrar em vigor em janeiro de 2024”, questionou o deputado. 

Tem muito barão aí que quer o fim da pesca mesmo, para que ele monopolize esse setor

Afirmando que os pescadores não querem esmolas, Santos sugeriu que a iniciativa do Governo atende aos grandes empresários que investem no ramo de piscicultura. “Tem muito barão aí que quer o fim da pesca mesmo, para que ele monopolize esse setor”, declarou.

Leia também: Vereador diz que crianças autistas e animais sofrem com barulho de fogos de artifício: "precisamos debater assunto"

Wilson recebeu apoio do deputado Lúdio Cabral (PT), que lembrou que em 2019 os deputados arquivaram um projeto no mesmo sentido. Ele também comparou a ação do Governo contra os pescadores com a aprovação do confisco dos aposentados.

 “Me surpreende um projeto que tem na mesma natureza. Pelo acesso ao texto da mensagem é a volta do debate da cota zero para a Assembleia Legislativa, então, eu faço um apelo, porque não se justifica a urgência, urgentíssima”, disse Lúdio.

Contudo, apesar dos apelos, a mensagem do Governo somente não foi aprovada na sessão desta quarta-feira (31.05), em razão de um pedido de vista apresentado por Wilson. Contudo, por tramitar em urgência, urgentíssima, o projeto retorna para pauta de votação na sessão extraordinária desta quinta-feira (1º.06).    

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760